logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Floriano Serra

Coluna "Comportamento & Qualidade de vida no trabalho"
O "FAZEDOR DE SONHOS"

Floriano Serra

Não é muito comum encontrarmos um empresário que esteja disposto a promover ou facilitar a realização de sonhos alheios, um dirigente receptivo e motivado a transformar em realidade os sonhos dos funcionários. Você conhece algum? Eu conheço.

Sonhos...Quem não os tem?

Não me refiro àqueles que temos - e nem sempre lembramos - ao dormir. Refiro-me aos sonhos de olhos abertos - geralmente mais freqüentes que os outros.

Com relação a estes, sei de muita gente vive motivada pela esperança de um dia ver seus sonhos se tornarem realidade.

- "Lute para realizar seus sonhos" - quem não já ouviu ou leu isso antes?

- "Um Homem morre quando abre mão dos seus sonhos" - idem.

Este tipo de sonho, por princípio, é algo considerado inatingível ou irrealizável em função dos recursos, conhecimentos ou competências que o "sonhador" tenha na ocasião. Por isso mesmo, costuma ser algo que, no caso de algumas pessoas, já passa a fazer parte do imaginário, da fantasia, do impossível. Nem sempre os sonhos de olhos abertos têm a ver com fortuna, nem com poder. Há pessoas que têm sonhos tão grandiosamente simples e "pequenos", que para alguns é difícil acreditar que possam ser considerados sonhos. Mas são - e são enormes para quem os alimenta.

Vou resumir então o que todos os leitores já sabem e certamente concordam: realizar sonhos é uma coisa importante pra caramba!

Da mesma maneira que os leitores, eu conheço um monte de gente que se empenha ao máximo em transformar seus sonhos em realidade, nem que para isso tenha que investir semanalmente suas economias numa ou em várias modalidades de loterias existentes. O próprio leitor, quem sabe, pode estar à espera da sua vez. Ou pode estar correndo atrás dos seus sonhos de outra maneira. Sonhar, pois, é comum.

O que certamente não é muito comum - e foi isso que me motivou a escrever este artigo - é encontrar alguém que esteja disposto a promover ou facilitar a realização de sonhos alheios. Alguém que esteja receptivo e disposto a realizar os sonhos de outras pessoas. Definitivamente isto não é comum, principalmente se - como é o caso - estivermos falando de empresários, dirigentes e homens de negócios.

Você, leitor, conhece algum? Eu conheço.

Certamente não vou fazer promoção pessoal do empresário ao qual me refiro - e nem ele me daria permissão para isso. É suficientemente humilde para ser grande ou vice-versa. Talvez só seus amigos mais chegados e, claro, os funcionários da sua empresa desconfiarão que este artigo refere-se a ele. Entendam-me: ele não é filantropo, filósofo, dono de ONG nem missionário. É um bem sucedido empresário que árdua e eticamente compete com afinco no disputado mercado do seu segmento. Mas que se sente o homem mais feliz do mundo quando pode contribuir para que algum dos seus colaboradores realize um sonho considerado impossível. Seja pequeno ou grande, mas que seja sonho.

E por que eu achei importante falar sobre este "fazedor de sonhos" ?

Porque este empresário é o exemplo vivo do que sempre defendi, seja escrevendo nos meus livros e artigos, seja falando nas minhas palestras: o sucesso de uma empresa ou de um profissional consiste em produzir, promover e permitir a felicidade dos seus colaboradores para assim valorizar e motivar a busca pelos resultados - que virão inevitavelmente em conseqüência. Na minha modesta concepção, é assim que se vence em qualquer mercado de trabalho. Para mim, Vencedor é o dirigente que trabalha feliz e tem lucro. E que consegue fazer de cada funcionário seu um também Vencedor, dentro do mesmo conceito. Como resultado, a empresa torna-se uma vitoriosa: lucrativa e feliz. Simples, não?

No final do filme "E.T. - O Extraterrestre" há uma cena em que o médico se aproxima do garoto Elliot e diz-lhe, depois de ter visto o alienígena.

- Esperei minha vida inteira por este momento.

Decidi escrever este artigo por que tenho vontade de dizer a mesma coisa, cada vez que participo ou tomo conhecimento das ações e decisões do meu amigo empresário "fazedor de sonhos" dos seus funcionários.

Ele sabe, tanto quanto eu, que jamais ganhará um Nobel por isso, nem mesmo um desses prêmios que as entidades de RH costumam distribuir anualmente. Ele gosta do anonimato, ele se sente bem assim. Tudo o que parece importar-lhe neste sentido, é saber ou perceber que conseguiu fazer alguém feliz por ter realizado seu sonho. "Ninguém é feliz sozinho!" - costuma dizer meu amigo.

Eu gostaria muito que esse meu amigo empresário comparecesse a um desses solenes Encontros de Presidentes de empresas e falasse das suas experiências como "fazedor de sonhos" e, claro, dos crescentes resultados que vem obtendo a empresa que comanda. Para mim seria uma ajuda fantástica nesta muito na missão que há anos venho cumprindo, a de buscar humanizar as relações no trabalho, a de conciliar felicidade com lucro, competitividade com saúde e vida pessoal com vida profissional.

Mas sei que meu amigo jamais fará isso. É muito modesto, tão modesto que ele próprio acha que não faz nada de extraordinário e por isso nem gosta de receber elogios.

São assim mesmo os grandes homens, os vencedores. Não buscam os aplausos e as ovações pelos seus méritos. Certamente ele deve ter lido, em algum lugar, a mesma frase que eu li, aquela que nos lembra que quando o Sol nasce e oferece um dos mais belos espetáculos da Terra, quase toda a platéia está dormindo. E nem por isso, mesmo sem aplausos, ele deixa de repetir diariamente o seu show.

Deus lhe pague, Amigo "fazedor de sonhos". Não só o mundo pessoal precisa de exemplos como o seu, mas também, e talvez principalmente, o mundo corporativo.

Floriano Serra é psicólogo, escritor e palestrante, autor de vários livros e artigos sobre o comportamento humano nas empresas. Foi diretor de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais, recebendo vários prêmios pela excelência em Gestão de Pessoas. É autor de uma dezena de livros, como "A Empresa Sorriso" e "A Terceira Inteligência", e mais de 200 artigos sobre o comportamento humano - pessoal e profissional, publicados em websites, jornais e revistas, inclusive no Exterior.
E-mail: florianoserra@terra.com.br


 

Ver outros artigos da coluna

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade