logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Educar adolescentes

 


Uma correta escala de valores morais converte os filhos em rapazes e raparigas com personalidade, e é o melhor antídoto contra as loucuras da adolescência.

Mas nem sempre é fácil transmitir-lhes esses valores.
Todos os adolescentes são mais ou menos rebeldes. Pela sua ânsia natural de independência opõem-se aos valores e autoridade dos pais. Querem saber por que determinadas normas lhes são impostas e onde se situa a fronteira entre o bem e o mal, e precisam de respostas seguras e razoáveis.

Ora é aqui que muitos pais se sentem desorientados. Aqueles que não refletiram profundamente sobre a questão dos valores, ou lhe dedicaram pouco tempo, não sabem como responder às perguntas dos seus filhos adolescentes.

É importante que nos demos conta de que os filhos precisam de uma orientação moral clara na adolescência, uma orientação sobre os valores pelos quais deveriam reger a sua vida. A maioria das provocações dos filhos são, na realidade, uma estratégia para comprovar a consistência dos valores dos seus pais. No fundo, a maior parte dos adolescentes têm o desejo de crescer e proceder corretamente, mas precisam de explicações claras e seguras sobre o porquê de uma coisa estar correta e outra não. É por se sentirem muito pouco seguros de si mesmos que são muito críticos com tudo.

Ainda que se mostrem renitentes em admiti-lo, os adolescentes necessitam e reclamam uma orientação clara.

 


("Hacer Familia", n0 22 -Fevereiro de 2000)

Fonte: site
Aldeia





Divulgue esse artigo para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org