logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Ensinando a seus filhos a arte da fotografia

Hoje em dia, crianças tão jovens quanto 6 ou 7 anos já expressam uma grande vontade de manejar os mais diversos tipos de eletrônicos: smart phones, câmeras digitais, laptops, etc. Por precaução, muitos pais optam por não permitir que seus filhos manuseiem tais objetos, que por vezes custam muito e podem se quebrar com uma simples queda.

Em contrapartida, os rápidos avanços tecnológicos muitas vezes impedem que usemos o mesmo eletrônico por mais de 2 anos sem achar que estamos defasados. Portanto, é possível que você tenha em sua casa uma câmera digital que não use mais ou um telefone celular com câmera que caiu em desuso. Se este é o seu caso, não hesite em utilizar esse velho eletrônico como instrumento para uma das atividades recreativas mais interessantes: fotografar.

Apertar um botão e enquadrar o fundo a ser fotografado pode não ser um grande desafio para seus filhos. No entanto, noções como foco, uso de claridade, luz solar e da opção macro podem ser opções que seus pequenos não entendam sem sua ajuda. Com isso em mente, organize uma visita ao parque ou country clube de sua preferência, onde você possa ensinar seus filhos a fotografar e ao menos tempo estar rodeada por paisagens interessantes que estimulem a criatividade deles.

O primeiro passo é ensiná-los a como usar o flash. Ensine-os que o flash possibilita aumentar a luminosidade quando o objeto a ser focado não tem muita luz incidindo sobre ele ou em ambiente completamente escuros. Permita que seus filhos tirem algumas fotos com ou sem flash para que eles concluam sobre a necessidade do mesmo e o estilo de foto que eles preferem.

Ensine-os também a tirar fotos de flores e insetos usando a opção macro. Explique que esta opção consegue focalizar objetos que estão bem perto com riqueza de detalhes.

Um outro aspecto importante da fotografia é o uso do zoom. Demonstre a seus pequenos como utilizar o botão que aproxima e distancia o foco da foto. Explique que, quanto mais se aproximar de um objeto usando o zoom, pior será a qualidade da foto.

Se a câmera em questão não for muito antiga, você também terá a oportunidade de mostrar a seus filhos outras opções como: fotos preto-e-branco e sépia, fotos com focos no horizonte, assim como outros efeitos presentes em sua câmera.

Atividades recreativas incluindo fotografia são garantias de diversão. Além de engajar as crianças, elas podem ver e avaliar o resultado de seu trabalho na tela do computador minutos depois das fotos serem tiradas.

Ademais, é uma ótima oportunidade de averiguar se seus pequenos possuem vocação para a arte de fotografar e ser fotografado.


Publicado no Portal da Família em 29/08/2013

criança com camera fotográfica

Publicidade

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade