logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Julia Manglano

Coluna "Bebê feliz"

Estimulação Infantil AeD

Julia Manglano

Prezados pais!

Além de seu amor e carinho pelo seu bebê, facilitem a sua vida! Ajudem-no a desenvolver todas as suas potencialidades e ser mais feliz.

Nos últimos anos, descobertas no campo da neurologia, trouxeram a pais e educadores uma notícia excelente: ter um filho inteligente e equilibrado não depende só da sorte ou herança genética. É possível desenvolver a inteligência e habilidades da criança através de uma variada gama de estímulos.

O cérebro cresce pelos estímulos que recebe. Quanto mais estímulos seu bebê receber, mais conexões neurológicas se formam e portanto mais habilidades ele terá.

E o que são os estímulos?

São brincadeiras e exercícios como: música, massagens, movimentos, imagens, conversas, que além de divertirem o seu bebê, criam um vínculo mais forte entre mãe e filho.

Quando começar?

Desde o nascimento ou mesmo antes.
Os três primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento do seu bebê em todos os sentidos. Até os 3 anos - Idade de Ouro - o cérebro se forma em 60%. É a fase onde a criança pode adquirir qualquer habilidade com muita facilidade.

A Escola AeD (Aprendizagem e Desenvolvimento) trouxe dos USA e Europa um serviço inédito: o Curso AeD para mães, que já há mais de 20 anos apresenta resultados excelentes para mãe e filho.

No curso a mãe e/ou o pai vêm uma vez por semana com o seu bebê para o salão de psicomotricidade da Escola.

Fazem brincadeiras simples e divertidas e aprendem tudo sobre como lidar com seu bebê, para lhe proporcionar um início de vida melhor e mais feliz.

Neste sentido o Curso AeD ajuda a:
- multiplicar a inteligência e habilidades de seu filho
- proporcionar-lhe mais auto-confiança
- divertir o bebê
- desenvolver hábitos bons como: dormir a noite toda e sem ajuda a partir de 4 meses, comer de tudo e sozinho a partir de 1 ano e outros
- resolver dúvidas
- trocar experiências práticas com outras mães e pais do curso.



Cinco Exercícios para seu bebê de 0 a 5 meses:

1. Exercício auditivo:
- Ponha um mesmo trecho de música erudita durante 3 minutos, 3 vezes ao dia, durante uma semana. Diga ao bebê o nome da música e do compositor.

2. Exercício visual:
- Mostre um estimulador visual (figura preto e branca), 3 vezes ao dia, durante uma semana e depois passe para outro estimulador visual.
Coloque o estimulador visual a uma distância de 30 cm dos olhos do seu bebê e movimente lentamente para um lado, para o outro, para cima e para baixo até o bebê desviar o olhar.

3. Exercício manual e táctil
- Faça massagem no seu bebê, pelo menos 1 vez por dia.
Os movimentos devem ser de cima para as extremidades no caso de braços e pernas e circulares na barriga, costas, mãos e plantas dos pés.

4. Exercício olfativo
- Passe rapidamente um aroma debaixo do nariz do bebê e diga seu nome. Repita o mesmo 3 vezes po dia durante uma semana.

5. Exercício motor
- Coloque seu bebê sobre um colchão ou travesseiro duro.
- Movimente-o para frente e para trás durante no mínimo 15 segundos.
- Movimente-o para um lado e para outro também durante 15 segundos.

Faça o exercício motor 2 vezes ao dia durante 3 meses.

Bebê feliz

Para mais informações ou dúvidas consultem-nos ou participem dos Cursos AeD. Visitem o site:

Cursos AeD

Para Mães e Bebês de 0 a 3 anos

Escola AeD

www.escolaaed.com.br

 

 

Ver outros artigos da coluna


Julia Manglano é Diretora da Escola AeD (www.escolaaed.com.br), Pós-graduada em estimulação infantil pela Escola Européia de Educação, Máster em orientação familiar pelo IEEE, Instituto Europeu de Estudos da Educação, Máster in Business Administration pelo IESE, Universidade de Navarra.
e-mail: aed@escolaaed.com.br

Publicado no Portal da Família em 26/05/2008

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade