logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Filtros de conteúdo: programas que impedem o acesso a sites não recomendáveis para crianças.
Conheça um muito bom e que além disso é gratuito.

Equipe Portal da Família


Pergunte a você mesmo - você já não se cansou de encontrar websites na internet que por serem muito inapropriados você gostaria de impedir sua família e seus filhos de verem ? Às vezes você não se depara com esses websites mesmo que acidentalmente, num simples clicar de mouse ? Você é consciente dos efeitos negativos que a Internet pode estar causando em suas crianças ? Você mesmo não se sente agredido por isso ?

A Internet está provocando uma grande mudança no mundo nas questões de educação, comércio, comunicação e em nossas vidas pessoais. É um mundo a ser descoberto - cheio de fatos, imagens e pessoas interessantes.

Mas, como o mundo real, o mundo virtual da Internet também possui seus perigos. Há muitas pessoas inescrupulosas, imagens ou informações censuráveis. Diariamente aparecem sites que podem expor nossas famílias a conteúdos perturbadores ou até mesmo falsos. E às vezes os pais têm pouca ou nenhuma oportunidade para revisar ou controlar a navegação de seus filhos.

Mas também não podemos negar o acesso de nossas famílias a esse valioso recurso. Nós acreditamos que trabalhando juntos e nos mobilizando poderemos achar uma solução para este problema crescente!

Muitos sites e provedores mais sérios, demonstrando responsabilidade social e moral, já começam a se preocupar com o assunto, controlando o que publicam na Internet, fornecendo ferramentas de apoio ou dando dicas preventivas. Nesse artigo, procuramos condensar algumas dicas encontradas.

Esperamos que as informações apresentadas sejam úteis para você e sua família. Você pode nos enviar e-mails com comentários.


Orientações para os pais

  • É dever dos pais proteger seus filhos. Da mesma forma que no mundo real você ensina seus filhos a não falar com estranhos em um parque ou na rua, ou a não freqüentarem lugares perigosos, alerte-os sobre os perigos em potencial da Internet. Oriente-os para nunca divulgarem informações de sua vida para estranhos.

  • Conhecer a Internet é a melhor forma de ajudar seu filho a evitar suas perigosas armadilhas. Seu filho respeitará conselhos dados com conhecimento de causa, mas os rejeitará se ele perceber que você não conhece o assunto.

  • Demonstrar interesse nas atividades online de seu filho não é necessariamente uma falta de confiança. Assim como você se interessa por seus amigos verdadeiros, você deve demonstrar interesse em seus amigos "virtuais" e em seus "passeios" pela internet.

  • Faça um acordo em família com base na confiança para ajudar seus filhos a se autocontrolarem no uso da Internet. Dependendo da idade dos filhos, mais do que proibir é necessário explicar-lhes o motivo da proibição, e ajudar a formar neles critérios de valor para por conta própria evitarem certos tipos de websites.

  • Procure conhecer e utilize os mecanismos de proteção que a tecnologia lhe proporciona, mas lembre-se que nenhum software pode substituir um pai atento. Confira o histórico do que sua criança está vendo na Internet, e aproveite a oportunidade para discutir este material com sua criança.

  • Ajude a orientar as instituições públicas, as escolas, as bibliotecas, e também outros pais, sobre o assunto.

  • Caso sinta necessidade, se seu filho ou outra criança estiver em perigo, não hesite em procurar as autoridades e denunciar o caso. Informe também seu provedor de acesso.


Tecnologia Útil

Não existe uma maneira à prova de falhas de proteger completamente seus filhos na internet - assim como em qualquer outro lugar! Como no mundo real, existem precauções que as famílias podem tomar quando estiverem on-line para evitar que os filhos encontrem material perigoso ou impróprio.

Da mesma forma como as famílias são diferentes, nenhuma solução de software ou tecnologia irá atender às necessidades de todos.

Existem também muitas empresas desenvolvendo produtos para tornar a Internet um local mais seguro e mais amigável para famílias e novos usuários.

Como os programas de proteção funcionam

Dentre as ferramentas que podem ajudar as famílias, suas principais características de funcionamento podem ser agrupadas categorias abaixo:


- Ferramentas de limitação de tempo
Possibilita limitar a quantidade de tempo gasto na internet, ou evitar o acesso nos horários em que os pais estão dormindo ou fora de casa, restringindo-o para os horários em que os pais podem supervisionar o acesso.

- Filtros baseados em listas de sites
Restringe o acesso a websites cadastrados previamente em listas de sites proibidos. Essas listas em geral são atualizadas periodicamente pelo fornecedor do software, que para preenche-las utiliza ferramentas de pesquisa, equipe de profissionais ou apoio de comunidades de pessoas, mas os pais também podem acrescentar outros sites na lista.

- Filtros baseados em palavras proibidas
Esse tipo de ferramentas usa uma lista de palavras encontradas em websites impróprios, e que analisam o contexto em que as mesmas se encontram.

- Filtros baseados em rótulos de classificação

Organizações (ou os próprios criadores de sites) podem classificar e rotular um site (web ratings systems) usando um sistema conhecido como "PICS" (Platform for Internet Content Selection). Versões mais recentes do Internet Explorer ou do Netscape já estão preparados para isso, mas essa tecnologia ainda é pouco utilizada.

- Ferramentas para Bloqueio no Envio de dados
Neste caso, o programa impede a criança de enviar dados pessoais pela Internet como o nome, endereço e número do cartão de crédito.
Em geral também funcionam para correio eletrônico, instant message, fóruns e grupos de discussão. O programa controla o recebimento e envio de e-mails. Os pais podem determinar uma lista de destinatários ou de remetentes autorizados. Pode-se também controlar a participação da criança em salas de bate-papo (chats).

- Browsers (navegadores) para crianças
Esses programas possuem quase as mesmas funcionalidades de um browser normal (Internet Explorer, Netscape, etc.) . Alguns auxiliam a criança a aprender usar a internet, e os direciona para centros educacionais ou entretenimento na web. Em geral eles já utilizam alguns dos mecanismos acima.

- Mecanismos de busca (pesquisa) para crianças
Estas são ferramentas grátis existentes na Internet, chamadas de Mecanismos de Busca, que pais e crianças podem usar para procurar assuntos interessantes ou divertidos, com a segurança de saber que os resultados das pesquisas quase sempre serão apropriados para as famílias. Alguns desses mecanismos de busca confiam em esquemas de filtragem para tirar dos resultados o que for impróprio, enquanto outros têm listas pré-selecionadas de sites que podem ser usados para pesquisa.

- Ferramentas de monitoração
Agem escondidas, registrando tudo que foi acessado na web (websites visitados, mensagens de correio recebidas ou enviadas, sessões de salas de bate-papo e até cópia das telas vistas). Algumas podem até registrar o que foi feito mesmo quando não conectado à Internet.
Quase todas estas ferramentas são projetadas para ser tão inclusivas quanto possíveis.
Depois, os pais podem verificar os registros. Porém, se instaladas secretamente, podem nutrir ressentimento em crianças mais velhas por se sentirem espionadas. Quaisquer destas ferramentas deveria ser usada cuidadosamente por pais.

- Outras opções de segurança
Alguns dos programas oferece proteções adicionais como: bloqueio de publicidade, proteção contra vírus, impossibilidade de acessar alguns programas instalados no computador e impossibilidade de abrir ou gravar programas ou arquivos anexados em e-mails. Mas, em geral, contra vírus os programas antivírus de mercado são melhores e possuem um esquema de atualização mais eficiente.

Uma avaliação de softwares de filtro de conteúdo

Os softwares de segurança são criados por empresas especializadas, e alguns são gratuitos e outros são vendidos sob a forma de CD-ROM ou que podem ser copiados da Internet por meio de download.

A Pro Teste ( www.proteste.org.br) já havia testado 15 programas que impedem o acesso a sites não recomendáveis para crianças, e concluído que um dos mais eficientes é gratuito: o We-Blocker.

Foram avaliados os ítens de facilidade de atualização, facilidade de instalação, facilidade de uso, possibilidades de desativação e qualidade da filtragem.

Para avaliar a eficácia dos programas, cada filtro foi atividade e tentou-se navegar por sites (em diversas línguas) que contivessem: pornografia, violência, racismo, armas e explosivos, promoção de drogas, pirataria de programas, etc.

No site da GetNetWise ( http://www.getnetwise.org), em inglês, é possível encontrar uma enorme lista desses produtos e suas características, separados por categoria, bem como estudos sobre os prós e os contras de cada categoria. Mas não é feito um ranking desses produtos. Encontramos produtos com mais recursos que o We-Blocker, mas praticamente todos precisam ser comprados.

A equipe do Portal da Família experimentou o We-Blocker, que é gratuito, e constatamos que ele é bem eficiente. Você acessa o site do We-Blocker, preenche uma ficha de cadastramento, faz download do programa de instalação e o executa. Pronto, o filtro está instalado. As instruções de utilização são bastante claras, mas estão em inglês (mas basta ir clicando nos botões de OK e de Next que dá certo).

Mais recentemente fomos informados de dois outros bons filtros de conteúdo nacionais, o NetFilter e o Web-FI, compatíveis com Windows 98/Me/2000/XP.

Saiba mais sobre esses softwares:

We-Blocker - versão 2.0.1.82

NetFilter: um filtro de conteúdo da Internet 100% nacional, que, mais do que um filtro, é um serviço

Web-Fi Bloqueador de conteúdo que também impede a execução de instalações em seu computador

Veja outros softwares avaliados

Fontes de referência
Pro Teste - http://www.proteste.org.br
GetNetWise - http://www.getnetwise.org
We-WebCorp.com - http://www.We-Blocker.com
MSN
- http://www.msn.com.br/informatica/criancas/


Orientações para os pais

Tecnologia Útil

Como os programas de proteção funcionam

Uma Avaliação de softwares de filtro de conteúdo

We-Blocker - Um bom e gratuito

NetFilter: um filtro de conteúdo da Internet 100% nacional

Web-Fi Bloqueador de conteúdo que também impede a execução de instalações em seu computador


Outros softwares avaliados

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade