logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Entre pais e avós: como compatibilizar nossas formas de criar

Tradução livre da Equipe do Portal da Família

Fonte: PadresOK

"Não pegue tanto no pé da criança. Ele é muito pequeno para entender que não se pode fazer isso !" diz Angela, de 55 anos, a sua filha Antonieta cada vez que esta repreende seu filho.

Em geral os avós possuem mais tempo, mais paciência e mais disposição para ficar com seus netos.

Sua ajuda passa a ser vital quando os pais trabalham for a e não com uma babá ou não desejam que uma pessoa estranha à sua família cuide de seus filhos.

Também os "tiram de apuros" em caso de alguma eventualidade: se a babá faltou inesperadamente ou se a criança está doente e não pode ir ao jardim da infância.

Porém, em algumas ocasiões, sua boa disposição e flexibilidade se convertem em um problema para os pais, os quais devem compatibilizar a disciplina familiar com a permissividade dos avós, especialmente se as crianças estão ao seu cuidado ou permanecem com eles durante as férias.

Também pode ocorrer o contrário, quando os avós são mais rigorosos ou exigentes com seus netos que os próprios pais. Por isso, em ambos os casos, para evitar conflitos é preferível estabelecer em conjunto alguns pontos básicos do que é permitido e do que é proibido.

Tem-se que começar explicando aos avós as normas que existem em casa, procurando conseguir deles o compromisso de respeita-las ou ao menos não contradize-las.

Diante da diferença nas normas ou nos comportamentos permitidos, as crianças tendem a se confundir ou a achar que seus pais possuem alguma má-intenção quando não lhes permitem fazer algo que seus avós permitem.

Os avós devem tomar cuidado para não predispor seus netos de forma negativa contra seus pais.

Isso não significa que os avôs tenham de se encarregar da formação de seus netos, pois isso obviamente é encargo dos pais.

No entanto as crianças devem ter bem claro que os avôs estão fazendo exceções (é bom que se explique: "sei que seus pais gostam que vocês durmam cedo, mas esta é uma ocasião especial e portanto hoje vamos dormir um pouco mais tarde"). Dessa forma as crianças irão aprender que o contexto (a situação) pode influir um pouco nas normas de comportamento.

Pais outra vez

A permissividade e flexibilidade dos avôs com seus netos não deixa de espantar os pais deste, quando comparam com a educação que eles mesmos receberam; e como até o pai mais severo se adocica com o passar dos anos.

"Que te viu, mamãe !", diz Antonieta, rindo cada vez que surpreende sua mãe permitindo a sua neta algo que antes pertencia ao terreno do "é proibido".

Diante disso, Angela rebate: "Sou feliz quando ela vem aqui dormir comigo, e por isso não vou me importar com coisas que são mínimas. Para isso existem os pais".

Seja como for, deve-se considerar que para as crianças é importante que as normas de pais e avôs sejam as mesmas e não se contradigam. Assim mesmo, as crianças devem perceber que se deve respeitar a autoridade, mesma que ela não esteja vindo dos pais.

E, para os adultos, o conselho é compreender que gostar de uma criança não é sinônimo de consentir em tudo.

Conselhos para uma agradável estadia

Pode ser que para as crianças mais pequenas passar uns dias ou uma noite na casa dos avós seja menos divertido que para as crianças maiores, já que os menores gostam de estar com seus pais e estranham ficar em outra casa.

Por isso é importante que o ambiente e a rotina sejam diferentes o menos possível. Aconselha-se que a criança leve consigo seu travesseiro ou seus jogos favoritos, já que assim ele estranhará menos a casa dos avós.

Também, se for possível, seria bom que os netos tenham um quarto para eles na casa dos avós . Ele se sentirá mais seguro sabendo que existe um lugar que lhe pertence lá, onde poderá guardar suas coisas e brincar nesse espaço.

Mesmo assim, explique-lhe que sua estadia ali é temporária, e que se divertirá com os avós mas depois voltará para casa. Se, ao contrário, os pais deixam ali os filhos e saem escondidos, sem se despedir dos filhos, este sentirá que o estão enganando. Por isso, sempre é melhor se despedir, mesmo que o filho chore. Sem dúvida, depois de algum tempo ele se acalmará, e quando os pais voltarem para buscá-lo verão que ele estará muito entretido brincando com os avós.

Fonte: Equipe de profissionais de PadresOK

 

Extraído do site Internet Familia (Chile)


 





Os avós devem tomar cuidado para não predispor seus netos de forma negativa contra seus pais.

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade