logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Uma outra mulher em minha vida

David Farrell

Após 22 anos de casamento descobri o segredo para manter acesa a chama do amor e da intimidade com minha esposa, Peggy. Comecei a sair com outra mulher.

Na verdade, foi tudo idéia da Peggy. "Você sabe que a ama", disse ela um dia me pegando de surpresa. "A vida é muito curta e você precisa estar com aqueles que ama. Talvez não acredite em mim, mas acho que se vocês passassem mais tempo juntos, isto nos aproximaria ainda mais."

A "outra mulher" com quem eu deveria sair é, na verdade, minha mãe; uma viúva de 72 anos que mora sozinha desde que meu pai morreu há 20 anos. Logo após sua morte, mudei-me para a longínqua Califórnia, a 400 quilômetros de distância da casa de mamãe, e comecei minha própria família e carreira. Quando voltei para minha cidade natal, há 6 anos, prometi a mim mesmo que passaria mais tempo com mamãe. Mas o trabalho e meus três filhos não me deixavam vê-la, a não ser nas tradicionais reuniões de família e feriados.

Quando telefonei para convidá-la para jantar for a e ir ao cinema, ela ficou surpresa e desconfiada.

- Você está com algum problema ? - perguntou.

Mamãe sempre acha que se alguma coisa sai da rotina é sinal de má notícia.

- Achei que seria muito bom se passássemos algum tempo juntos - disse eu. - Só nós dois - acrescentei.

- Eu adoraria - ela respondeu.

Enquanto dirigia para sua casa, fiquei bastante nervoso. Sobre o que falaríamos ? E se ela não gostasse do restaurante ?, pensava antecipando nosso encontro.

Ao chegar, ela já me esperava pronta na porta. Com os cabelos impecavelmente penteados, mamãe disse sorridente ao entrar no carro: "Contei às minhas amigas que iria sair com meu filho e elas ficaram muito impressionadas. Mal podem esperar até ouvir como foi nossa noite."

Não fomos a nenhum lugar sofisticado, mas a um restaurante na vizinhança onde pudemos conversar. Minha mãe agarrou meu braço, em parte por sua afeição e em parte para que eu a ajudasse com os degraus. Li o cardápio para ela, pois teve dificuldades para enxergar as letras miúdas. Quando ainda estava nas entradas, olhei para mamãe e ela me encarava com um sorriso melancólico nos lábios.

- Eu costumava ler o cardápio quando você era pequeno - disse ela.

Compreendi o que queria dizer: de protetora à protegida, e eu, de protegido a protetor; nosso relacionamento formara um círculo fechado.

- Então, agora é a sua vez de relaxar e me deixar retribuir o favor - disse eu.

Tivemos uma agradável conversa durante o jantar. Não falamos sobre assuntos importantes, apenas sobre nossas vidas. Falamos tanto que perdemos o horário do cinema.

- Vamos sair de novo - ela me disse quando a deixei em casa - , mas só se você me deixar pagar o jantar na próxima vez.

Concordei.

- Como foi o encontro ? - minha mulher perguntou quando cheguei em casa.

- Legal… Melhor do que pensei - respondi.

Ela me sorriu como se falasse: "Eu não lhe disse ?"

Eu e mamãe jantamos juntos algumas vezes por mês. Às vezes, assistimos a um filme, mas quase sempre só conversamos. Falo sobre meu trabalho ou sobre as crianças e a Peggy. Mamãe me põe em dia com os assuntos da família e me conta coisas sobre seu passado. Agora entendo como deve ter sido trabalhar em uma fábrica durante a Segunda Guerra. Fiquei sabendo como ela e meu pai se conheceram e como se paqueravam no bonde, durante tempos difíceis. Não me canso de ouvir estas histórias. São importantes para mim, fazem parte da minha vida.

Também conversamos sobre o futuro, o que preocupa mamãe, devido a seus problemas de saúde. "Ainda tenho muito o que viver", disse ela uma vez. "Preciso estar aqui até meus netos crescerem. Não quero perder absolutamente nada."

Como qualquer um da minha geração, minha agenda está lotada na tentativa de concilar família, profissão e amigos. Reclamo com freqüência como o tempo voa. As horas que passo com mamãe me fizeram perceber a importância de diminuir o ritmo. Peggy estava certa. Sair com outra mulher realmente ajudou meu casamento.

1995 Por David Farrell , "Woman's Day" (21 de fevereiro de 1995)

Extraído de Reader's Digest Seleções - Maio 1997





Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade