logotipo Portal da Familia - Pais, Mães, filhos e avós

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania FamiliarizAR-TE
  Painel Notícias Links Vida Colunistas Vídeos  
 
Notícias Curtas  
  Clipping do Portal da Família    

 

    Ministério da Saúde cria bancos de células-tronco de cordão umbilical: eficaz e lícito    
   

O Ministério da Saúde acabou de criar uma rede nacional de bancos de células-tronco de cordão umbilical para o tratamento de leucemia. Com isso mostra que há um jeito mais eficaz, e, principalmente, mais lícito, para obtenção de células-tronco do que tendo de recorrer à clonagem terapêutica de embriões humanos.

Clique aqui para ver a notícia completa

   
     
    Passarelas de Nova York decretam o fim da moda "indecente"    
   

NOVA YORK 17/09/2004 (Reuters) - Ela ainda existe, mas dentro em breve terá desaparecido. Em uma tendência que será recebida com alívio por algumas e decepção por outras, as mulheres vão cobrir os corpos na próxima temporada, em lugar de deixar tudo à mostra. Foi decretado o fim do look "vadia", ou "slutwear".

Modelos discretos e sóbrios tomaram o lugar dos visuais minúsculos, que deixavam barriguinhas de fora. "A vadia está em baixa", constatou Godfrey Deeny, crítico de moda da Fashion Wire Daily. Paco Underhill, autor de "Why We Buy" (Porque Compramos) comentou que a nova moda talvez seja uma reação ao fato de o "visual indecente" ter começado a chegar ao mercado infantil, com garotas pequenas tentando copiar o visual revelador de popstars como Britney Spears.

Clique aqui para ver a notícia completa

   
     
    Pesquisa diz que erotismo na TV estimula os jovens a ter relações mais cedo    
   

Revista Veja - Edição 1871 - 15/09/2004 - Estudo realizado pela Universidade da Califórnia mostra que jovens que assistem com freqüência a programas com conteúdo erótico são duas vezes mais propensos a precocidade nas relações sexuais do que aqueles que não vêem esse tipo de espetáculo porque os pais não permitem. O estudo analisou os hábitos televisivos e sexuais de 1.792 adolescentes ao longo de um ano. "É um aprendizado por imitação", diz a psicóloga americana Rebecca Collins, uma das responsáveis pelo levantamento.

O surpreendente é que programas que apenas falam sobre sexo parecem ter sobre os adolescentes o mesmo efeito que aqueles que exibem cenas eróticas. O estudo sugere ainda que crianças de 12 anos que assistem com freqüência a atrações com conteúdo erótico mostram um despertar sexual similar ao de adolescentes de 14 ou 15 anos que vêem poucos programas desse tipo. Diante dos resultados, os pesquisadores afirmam que o impacto da televisão é enorme e que mesmo uma pequena redução na quantidade de sexo que é mostrada poderia ter um efeito substancial no comportamento dos jovens.

Clique aqui para ver a notícia completa

   
     
    Júri nega prêmio a programas infantis    
   

Folha de S.Paulo - 21/09/2004 - Premiação mais rigorosa da programação infantil, a primeira edição do MídiaQ, realizada em Sao Paulo, surpreendeu. O júri negou prêmio a produções que disputavam troféu de melhor programa infantil para crianças de 8 a 11 anos.
"Estamos num momento de muita carência de programas para essa faixa. Resolvemos não premiar para chamar a atenção", justificou Sirlene Reis, diretora da Midiativa (ONG que teve a iniciativa de promover o prêmio). O Prêmio MídiaQ nasceu com o intuito de estimular produções de qualidade.

Clique aqui para ver a notícia completa

   
     
    TV infantil sairá do ar por 3 horas para criança brincar    
   

Setembro, 2004 - Desligue a TV e vá brincar lá fora! A frase, ouvida com freqüência pelas crianças da boca de seus pais, agora será dita por uma rede americana de TV para crianças.

Em 2 de outubro próximo, um sábado, a Nickelodeon sairá do ar por três horas nos EUA e pedirá a seus jovens telespectadores que brinquem no período. "As crianças não estão brincando tanto depois da escola como costumavam, então quisemos ter a certeza de que saibam o quanto isso é importante", disse a presidente da rede, Cyma Zarghami.

Clique aqui para ver a notícia completa

   
     
    Novela "Cabocla" mostra que programas de qualidade atraem boa audiência sem precisar apelar    
   

Nova versão da novela "Cabocla", exibida pela Rede Globo, atinge 35 pontos de audiência média e mostra que programas de qualidade atraem boa audiência sem precisar apelar. É a novela mais casta exibida pela TV em muito tempo.

Clique aqui para ver a notícia completa

   
     
    Escola pública boa deve começar em casa    
   

01/08/2004 - Jornal Folha de S.Paulo - Pesquisa indica que a receita para uma boa escola pública é simples e dá resultados. Seus principais ingredientes são a participação dos pais, o interesse da família pela vida escolar do aluno, o estímulo à leitura e o hábito de fazer e corrigir o dever de casa.

Pesquisa com 26 mil alunos de 200 escolas públicas de São Paulo e Santa Catarina mostrou que alunos da 4ª série que afirmaram que os pais tinham o costume de perguntar se eles estavam indo bem na escola tiveram média de acertos de 62% na prova de português. Entre os estudantes que disseram que os pais quase nunca faziam essa pergunta, a média cai para 47%. O resultado foi parecido entre filhos de pais que costumam participar de reuniões da escola. Nesse grupo, a média de acertos foi de 62%. Se os pais quase nunca vão às reuniões, a porcentagem cai para 48%. Isso mostra que mesmo pais com pouca escolaridade podem ajudar os filhos a ter boas notas se demonstram interesse pela vida escolar da criança e participam das atividades do colégio.

Clique aqui para ver a notícia completa

   
     
    Questionário mostra que mães predominam na educação dos filhos    
   

01/08/2004 Folha Online - Mesmo com as mudanças no mercado de trabalho, a mãe se mantém como a pessoa que mais faz o acompanhamento escolar dos filhos. Isso é o que indica as respostas do questionário do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) feito no Brasil.
Uma das perguntas do questionário, aplicado junto com a prova, era "quem é a pessoa que acompanha mais de perto sua vida escolar?". Em todas as séries a resposta "minha mãe" teve a maior porcentagem. Na 4ª série, ficou na casa dos 75%, enquanto "meu pai" teve 10%; na 8ª série foram 72% contra 10%; e na 3ª série do ensino médio, 66% contra 9%.
Os resultados mostram também que o desempenho escolar cai bastante entre os alunos que não tem ninguém que acompanhe de perto sua vida escolar.

Clique aqui para ver a notícia completa

   
     
    Deputado declara que STF praticará ingerência se liberar aborto de anencéfalo    
   

Brasília, 11/Agosto/2004 - Em discurso na Câmara, o Deputado Federal Milton Cardias se manifestou contra a intromissão do Judiciário nas atribuições do Legislativo, na decisão, até o momento isolada, do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio de Melo de conceder liminar para a liberação do aborto de anencéfalos, incluindo esse caso entre os não puníveis de que trata o Art. 128 do Código Penal.

"Aos parlamentares, compete discutir e votar projetos de lei que vão regular o funcionamento da sociedade. Ao Judiciário, o julgamento e a interpretação de leis."
"A alteração de leis, no caso do Código Penal, é competência exclusiva do Legislativo. A liminar concedida usurpa poder do Legislativo a quem compete modificação do Código Penal. O precedente e perigoso. Hoje, uma simples liminar altera uma lei e usurpa o poder do Legislativo e, amanhã, o que poderá acontecer?", disse o deputado.

Veja discurso completo no site da Câmara dos Deputados

   
     
    Presidente da Associação Pró-Vida e Pró-Família comenta decisão judicial no Brasil que permite aborto em caso de anencefalia fetal    
   

Zenit - 06/07/2004 - Entrevista com o prof. Humberto Vieira sobre a questão da gestação de um feto anencéfalo e a recente decisão do STF brasileiro que permite o aborto nesse caso. Para ele, a solução não está em eliminar a vida dessas crianças e sim no tratamento preventivo aplicado às suas mães, pois as conseqüências do aborto são bem mais graves que o estado psicológico da gestante de um feto anencéfalo.

Clique aqui para ver a notícia completa

   
     
    Vigilância Sanitária suspende venda de novo lote de camisinha Jontex falsa    
   

Brasília, 02/07/2004 - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, dia 2 de julho, a proibição de venda de lote falsificado da camisinha Jontex Lubrificada da Johnson & Johnson. Além de não ser garantida pelo fabricante, o preservativo pode oferecer risco à saúde do consumidor.

Por ser bastante parecida com a camisinha original, a identificação do produto falso é difícil se não houver comparação com o produto verdadeiro. Desde 2001, a Anvisa apreendeu cópias de três marcas de camisinhas fraudadas. Depois que a Anvisa divulgou as diferenças entre os produtos, a indústria de cópias aperfeiçoou a falsificação e trouxe de volta ao mercado versões ainda mais parecidas com a original. Este ano, é a segunda vez que a vigilância sanitária constata a falsificação dessa marca de preservativo.
http://www.anvisa.gov.br

   
     
    Criança até 2 anos não deve assistir TV, diz estudo    
   

BBC Brasil - 06/04/2004 - Crianças com menos de dois anos não deveriam assistir televisão, dizem especialistas. O estudo, publicado na revista Pediatrics, afirma que cada hora por dia passada em frente à TV aumenta, em média, em 10% as chances de que a criança desenvolva a síndrome do déficit de atenção.

Clique aqui para ver a notícia completa

   
     
    Canonização da «mãe coragem» será no dia 16 de Maio de 2004    
   

APMV - 03/05/2004 - O Vaticano anunciou que será no dia 16 deste mês de Maio (2004) a canonização, pelo Papa João Paulo II, de Gianna Beretta Molla, «a mãe coragem», que deu a sua vida para levar até o parto a gestação da sua filha.

Clique aqui para ver a notícia completa

   
     
    Cientista critica uso de embriões humanos    
   

Jornal da USP - 8 a 14 de março de 2004 - "Há um desvio ético no diálogo com a sociedade. Nos Estados Unidos foram feitas experiências com seres humanos comparáveis às dos nazistas. O cientista era o único juiz moral de sua própria pesquisa: só ele decidia que pessoas seriam utilizadas nas experiências e como as usava. Isso mudou de forma irreversível. Não se pode, em nome do avanço da pesquisa e da ciência, passar por cima da dignidade humana." Quem afirma é a professora Eliane Azevedo, da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, que tem doutorado em Genética nos Estados Unidos e pós-doutorado na Inglaterra

Clique aqui para ver a notícia completa

   
     
    Trabalho doméstico pode prevenir câncer em mulheres    
   

BBC Brasil - 30/03/2004 - Novas pesquisas indicam que o simples fato de realizar os afazeres domésticos normais pode diminuir o risco de uma mulher desenvolver câncer.

Um desses estudos, divulgados na reunião anual da Associação Americana para Pesquisas sobre o Câncer, realizada em Orlando, indica que a atividade física de lavar pratos, passar roupa e caminhar dentro de casa pode diminuir em 30% o risco de câncer de útero. Na pesquisa, estudiosos do Instituto de Câncer de Xangai, da China, e da Universidade Vanderbilt, dos Estados Unidos, analisaram 832 mulheres com esse tipo de câncer e um outro grupo sem o mal.
"Nós ficamos particularmente satisfeitos em ver o efeito benéfico na redução do câncer do endométrio de formas de atividade mais acessíveis e menos intensas, como caminhar para apanhar transporte (público) ou fazer atividades domésticas, assim como fazer atividade física de propósito", disse o doutor Charles Matthews, um dos responsáveis pelo Estudo.

"As atividades domésticas, realizadas em um certo nível, são árduas a ponto de causar um efeito psicológico. Não precisa fazer muitas tarefas, muito intensas. Mas, quando mais se fizer, melhor", declarou Clare Stevensin, pesquisadora de câncer na Universidade de Bristol, na Inglaterra.
Em outra pesquisa, realizada pela Universidade de Harvard, indica que o risco de morte de mulheres com câncer de mama cai 54% ou mais no caso da paciente fazer exercícios. Os cientistas disseram que a quantidade ideal de exercício que as pessoas devem realizar nesse caso varia entre 9 e 14,9 met-horas por semana. Met-hora é uma medida que equivale ao gasto de energia de uma pessoa por hora quando em repouso. Uma hora de caminhada, por exemplo, equivale a três met-horas.
Clique aqui para ver a notícia no site da BBC

   
     
    Senador condena pornografia infantil na internet    
   

10 Mar 2004 FONTE - Agência Senado - O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) pediu uma atuação mais intensa das autoridades brasileiras no combate à exploração de pornografia infantil, especialmente pela internet.
O senador disse que ficou extremamente incomodado com o resultado de pesquisa realizada pela organização italiana Rainbow Phone dando conta que o Brasil é o quarto maior hospedeiro de sites eletrônicos de pornografia infantil do mundo, acompanhando nos primeiros lugares os Estados Unidos, a Coréia do Sul e a Rússia.
"Mais do que um ultraje, isso depõe contra todo o processo democrático e civilizador pelo
qual o país tem passado nos últimos anos", disse.
A pesquisa italiana indicou que em 2003 houve um aumento de 70% do número de sites dessa natureza. O senador considera que isso mostra que não tem havido suficiente repressão por parte dos órgãos de fiscalização. Ele contou que essa situação expõe as crianças a uma apropriação desumana de seus corpos pelo controle visual de adultos "doentes e amorais".
"O poder público deve adotar medidas mais energéticas e austeras, decompondo toda a cadeia produtiva de tais sítios eletrônicos, rastreando com competência tecnológica suas operadoras, provedores, servidores, patrocinadores e proprietários. Uma vez identificados, temos que enquadrá-los imediatamente no Código Penal, aguardando a devida punição", afirmou Valmir Amaral.

   
     
    Pesquisa comprova que pessoas se tornam melhores e mais generosas ao ficarem mais velhas
   
   

As pessoas se tornam melhores e mais generosas ao ficarem mais velhas, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos. Analisando 132 mil pessoas entre 21 e 60 anos, os pesquisadores da Universidade de Berkeley notaram que as pessoas mudavam a personalidade para melhor conforme a idade.

A descoberta contradiz estudos anteriores, segundo os quais a personalidade de uma pessoa estaria completamente formada até os trinta anos e, a partir daí, não sofreria mudanças. A avaliação foi feita através de características básicas da personalidade humana. Segundo os pesquisadores, o estudo revelou as seguintes mudanças:

Consciência: Melhora durante a vida, especialmente entre os vinte e trinta anos. Na prática, isso significaria que as pessoas se tornam mais disciplinadas e mais organizadas.
Capacidade de acomodar situações: Melhora durante a vida e particularmente entre 30 e 40 anos. Ou seja, a pessoa se torna mais calorosa, generosa e solícita.
Equilíbrio emocional: Nas mulheres melhora com a idade, mas não muda nos homens. Para os cientistas, isso é um indício de que as mulheres se tornam mais estáveis na medida em que envelhecem.
Extroversão: Os homens e mulheres se tornam menos abertos com o passar do tempo, e que mulheres ficam menos extrovertidas com a idade.
Os pesquisadores afirmam que o estudo prova que a personalidade de uma pessoa pode mudar no decorrer da vida.

   
     
    Câmara brasileira aprova projeto de lei de biossegurança vetando pesquisa com embrião    
   

Portal da Família, 10/02/2004 - Em Brasília, após muita polêmica, a Câmara dos Deputados aprovou, por volta das 3 horas da madrugada de quinta-feira (05/Fev/2004), por votação simbólica, o projeto de lei de biossegurança (PL 2401) que torna proibida a clonagem humana para fins reprodutivos, a produção de embriões humanos destinados a servir como material biológico disponível e a intervenção em material genético humano in vivo. O Projeto agora seguirá para o Senado, onde deverá ser novamente votado. Saiba como foi a votação e entenda a polêmica.

Clique aqui para ver a notícia completa

   
     
    Costa Rica consegue vitória pró-vida em tema de clonagem humana na ONU    
    NOVA YORK, 10 Dez 03 (ACI) - Um novo esforço da Costa Rica para conseguir a proibição total da clonagem humana, inclusive as com fins de pesquisa – com o apoio dos Estados Unidos- alcançou êxito nesta quarta-feira ao se chegar a um acordo que obrigará as nações as debater o tema dentre de 10 meses, e não dentro de dois anos, como pretendiam alguns países da União Européia.

Clique aqui para ver a notícia completa

   
     

 

clique aqui para ver notícias anteriores

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade