Portal da Família

O site para pais, mães, filhos, cônjuges, vovô e vovó, tios, sogras, amigos e todos que promovem a Família e a Vida

Política de Privacidade
Três Pilares para a Vida Intelectual do seu Filho

Três Pilares para a Vida Intelectual do seu Filho

Mãe

O desenvolvimento da inteligência é como o treino de um atleta. As crianças precisam de constância e resiliência para chegarem cada vez mais à verdade.

O desenvolvimento da inteligência anda de mãos dadas com o desenvolvimento do caráter, ou em outras palavras, da vontade.

Enquanto o fim da inteligência é a verdade, o fim da vontade é o bem.

Na metafísica ambas são idênticas. Quanto maior for a inteligência para conhecer a verdade, maior será a vontade ou autodeterminação para fazer o bem e vice-versa.

A vida é uma unidade e o verdadeiro e o bem andam juntos.

Segundo o grande filósofo Platão, as crianças não pensam apenas com habilidades intelectivas, mas também com suas habilidades volitivas (com “toda sua alma”).

Por isso, para que desenvolvam a capacidade de pensar, ou seja, para que possam alcançar um estado de lucidez cada vez maior, precisam exercer as virtudes, como nos diz São Tomás de Aquino.

Mas além das virtudes, você sabe quais são outros 3 pilares fundamentais para o desenvolvimento da inteligência?


Primeiro Pilar: Saúde Física

O primeiro fator é a saúde física pois somos uma unidade de corpo e espírito.

O trabalho intelectivo precisa de ar livre. É comprovado neurocientificamente que a atenção está em estreita ligação com a respiração. Quanto mais oxigênio o cérebro receber, melhor o seu desenvolvimento. Neste sentido exercícios como a braquiação são excelentes pois desenvolvem a capacidade respiratória e caixa torácica das crianças de maneira superior.

Faz parte também do desenvolvimento físico uma alimentação saudável pois, frituras e salgadinhos, apenas para dar um exemplo, consomem muito oxigênio para serem digeridos.

E finalmente é muito importante para a saúde das crianças um sono suficiente e de qualidade. O córtex cresce durante a noite.


Segundo Pilar: Humildade

Um segundo grande fator para o desenvolvimento do intelecto segundo as palavras de A. D. Sertillanges* é a humildade, pois a ciência é um conhecimento pelas causas, que devem necessariamente se submeter à luz da verdade. Esse respeito pela verdade, por sua vez, pressupõe a humildade.

O orgulho é o maior câncer da inteligência porque é competitivo no sentido de se julgar superior aos outros. Nosso intelecto é uma potência passiva, tornamo-nos fortes intelectualmente na medida em que saibamos escutar e aprender com os outros. A humildade aliada a um programa de bits de inteligência ou a uma vasta cultura cria no intelecto vários novos pontos de partida e também “ganchos intelectuais” que geram a capacidade criativa.

Compreender é perceber o valor dos outros e não ficar centrado em si mesmo. A genialidade justamente consiste em aprender a intuir, perceber o que os fatos têm em comum e assim desenvolver a capacidade de perceber as “entrelinhas”. O que há de mais precioso em cada realidade ou pessoa é o que não necessariamente se expressa diretamente. Daí também o valor de livros de qualidade e que as crianças tenham acesso a gênios das artes, da literatura, filosofia e teologia.


Terceiro Pilar: Imaginação Positiva

Um terceiro fator imprescindível é o desenvolvimento de uma imaginação positiva. Muitas crianças em nossa atual sociedade estão, infelizmente, tendo sua imaginação gradativamente embaçada e deturpada. Nós, adultos e educadores, temos de, no mínimo, proteger a imaginação dos nossos filhos e, se possível, estimulá-la de forma positiva.

Quanto melhor desenvolvida for a imaginação, mais inteligente e virtuosa será a criança e o contrário também procede.

Daí a grande importância da educação intencional da imaginação através de estímulos e vivências de alta qualidade estética e moral. Imagens, histórias, músicas e ambiente devem ser filtrados tendo em vista justamente a reta formação da imaginação, da memória e da sensibilidade.

Este campo é muitas vezes pouco valorizado porque justamente é invisível, faz parte dos sentidos internos da criança, porém é de extrema influência na sua qualidade de vida e felicidade.

* A. D. Sertillanges é sacerdote e autor do livro: A Vida Intelectual