Portal da Família

O site para pais, mães, filhos, cônjuges, vovô e vovó, tios, sogras, amigos e todos que promovem a Família e a Vida

Política de Privacidade

Importância do diálogo no casal

casamento

Olá a todos!

Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “Importância do diálogo no casal”.
(cfr. http://www.fecomvirtudes.com.br/importancia-do-dialogo-no-casal/)

Para que o casal seja casal, os dois devem estar muito, muito, unidos. Muito, muito alinhados. Por outro lado, o demônio, que não gosta nem um pouco do amor e amor é união, faz de tudo para que o casal não esteja unido, para que haja brigas, ódio, mágoas, rancores, ou, no mínimo, um isolamento entre os dois, fomentando o egoísmo em cada um.

Para mim, que sou sacerdote, esta é uma realidade nítida. Aliás, o demônio quer gerar divisão em todos os ambientes da sociedade: familiar, profissional, social etc. Esta é a forma que o demônio tem de destruir o amor.

Sabendo desta verdade, o casal deve estar atento para não cair nesta armadilha. Deve lutar diariamente para construir, como dizia o papa Francisco, pontes e não muros. A facilidade com que surgem os muros são imensas. Qualquer coisinha pode ser ocasião para se criar um muro. Deus e seu maior dom que é a caridade, criam pontes continuamente. O demônio e seu maior fruto que é o orgulho, a soberba e o egoísmo, criam muros continuamente.

Estas premissas nos ajudarão a escrever nas próximas semanas diversos textos falando sobre o diálogo, por que é através dele que a união no casal, as pontes, são construídas. Elas também são construídas pela oração, mas não vamos abordar este aspecto nestes textos, apesar de ser importantíssimo. Muitos casais que têm dificuldade no diálogo, passam a se entenderem melhor depois de introduzirem a oração em suas vidas.

A caridade, que constrói pontes, se serve de um excelente meio que é o diálogo. É certo que um olhar cheio de afeto, uma carícia sincera, também une o casal. Mas como somos corpo e espírito, a caridade que se manifesta em realidades apenas corporais, não basta. Aí é que cumpre um papel importantíssimo o diálogo. De tal forma que casais que não dialogam, que não conseguem dialogar, se não colocam um remédio para isso, vão terminar mal mais dia ou menos dia.

Para terminar esta primeira reflexão, vocês que estão casados, podem se perguntar:

- há diálogo neste casamento?
- quando foi a última vez que vocês trocaram ideias sobre a relação entre vocês?
- minha capacidade de dialogar é boa? Que nota daria?
- me empenho diariamente em construir pontes?
- que defeitos eu tenho que me impedem de dialogar de modo sereno e construtivo?

Na próxima semana continua...

Uma santa semana a todos!!!