Portal da Família

O site para pais, mães, filhos, cônjuges, vovô e vovó, tios, sogras, amigos e todos que promovem a Família e a Vida

Política de Privacidade

Fernanda Montenegro: Um estilo próprio de representar

No último Sábado, fui ao Sesc Copacabana, assistir uma leitura feita pela atriz Fernanda Montenegro. “Nelson Rodrigues por ele Mesmo” livro escrito por sua filha Sonia Rodrigues.

Antes de comentar a respeito do que vi e ouvi, creio que seja oportuno falar um pouco sobre esse dramaturgo brasileiro, algumas vezes mal interpretado devido a falta de conhecimento do teor de sua obra. Bem verdade que para o grande público entender a obra de Nelson Rodrigues não é tão simples assim, porém penso ser pertinente tecer um breve comentário, afinal somos um país ressentido pela falta de MEMÓRIA.

A Obra de Nelson Rodrigues, está intimamente ligada a perspectiva pessimista da vida consequentemente, seus personagens respondem por isso numa derrocada que muitas vezes desemboca na tragédia.

Outro fato importante é que há na obra do Nelson é que seus personagens não são uma caricatura do real, mas essencialmente uma brasilidade do seu povo. Ele destaca uma parcela excluída da sociedade, do subúrbio carioca.

Era um homem de frases como:

“O brasileiro é um feriado”.
“Aprendi ser o máximo possível de mim mesmo”.

Fernanda Montenegro com sua sensibilidade artística, profunda conhecedora da obra de Nelson Rodrigues, nos apresentou uma leitura primorosa de acordo com sua trajetória.

Particularmente tive o privilégio de ir ao seu camarim e complementá-la. Foi um encontro de grande emoção para mim.

Pois, nos recordamos da grande crítica de Teatro amiga 50 anos da Fernanda e minha Mestra de Shakespeare. Pois onde há Teatro, Barbara Heliodora é lembrança viva!

Comentei com a Fernanda que foi Barbara Heliodora quem me apresentou o dramaturgo Nelson Rodrigues, no sentido pleno da palavra. E foi um coroamento nostálgico para mim aquela noite.

Fernanda Montenegro, merece todas as honras que um profissional de excelência merece, mas o que mais me fascina em sua arte, talvez seja sua capacidade de fazer da própria vida uma obra de arte, Fernanda é um gigante humano lindo de se ver!