Portal da Família

O site para pais, mães, filhos, cônjuges, vovô e vovó, tios, sogras, amigos e todos que promovem a Família e a Vida

Política de Privacidade
A profissão mais importante do mundo

A profissão mais importante do mundo

Mãe

Em outro artigo vimos que o tempo vale diamante para nossos bebês.

O maior presente que podemos dar a eles é nosso tempo, tempo de mãe e tempo de pai.

Nestes primeiros anos de vida a mãe e, depois também o pai, são as figuras centrais de todo desenvolvimento infantil. Mãe e pai não devem delegar seu papel a ninguém.

Pois a criança acaba se assemelhando à pessoa com a qual mais convive, que a cria e educa.

A família é a célula base da sociedade e, portanto, os pais são os primeiros educadores, os que realmente devem possibilitar o desenvolvimento de seus filhos. Depende em grande medida deles, se o crescimento será em maior ou menor plenitude. Pois são os pais que mais conhecem e têm uma natural afinidade com seus filhos - eles têm “graça de estado” para educarem-nos para a felicidade.

Esta influência para o positivo ou negativo depende não só do tempo e amor direto de mãe/pai para filho, mas também da relação entre o casal.

No dia do casamento existe uma entrega mútua não só do corpo, mas de seu tempo, sonhos, tempo futuro e de toda sua vida por parte de cada um. A partir desta entrega recíproca, forma-se uma identidade comum da qual podem ser gerados os filhos. Cada cônjuge doa ainda mais de si através de um novo ser, cuja alma ou essência de ser, será uma ampliação do próprio “eu”, a esposa passa a ter mais do seu marido e o marido passa a ter mais de sua esposa através de uma nova vida.

Os filhos são criados à imagem e semelhança de Deus e são únicos, mas sua alma vai sendo assemelhada à “essência educadora” dos pais.

Daí novamente a necessidade ímpar de mãe e pai conviverem com seus filhos. O especialista em neurologia e aprendizagem infantil – Dr. Juan Valls Juliá, e fundador dos “Aprendizajes Tempranos”, recomenda em média 6 horas de mãe por dia nos 3 primeiros anos de vida.

E a célebre frase de outro grande educador, Rafael Pich, fundador do International Federation for Family Development - IFFD e pai de 16 filhos: “ Ser mãe ou ser pai é a profissão mais importante do mundo! ”