logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Humanismo em Medicina

Pablo González Blasco; Maria Auxiliadora C. de Benedetto; Valdir Reginato


Editora: SOBRAMFA

Para comprar, clique aqui (site da Sobramfa)


A insuficiência do modelo médico biomecânico baseado na especialização, fragmentação e avanços tecnológicos – predominante na atualidade – é o mote do livro Humanismo em Medicina, lançado pela Sobramfa Educação Médica e Humanismo.

A obra, que reúne vários textos publicados na Seção de Oncologia na Revista Brasileira de Medicina ao longo de cinco anos, aborda a proposta de um modelo de médico humanista e humanizado, de cuidado integral que contemple todos os aspectos do ser humano – físico, mental, emocional, cultural, social, espiritual – e que inclua detalhes do contexto e especificidades do relacionamento médico-paciente.

Os autores, profissionais de referência na área, unem à sua atuação clínica o componente acadêmico – ensino e pesquisa – para apresentar reflexões e modelos que permitem incorporar os recursos necessários para um enfoque humanista no ensino e na prática de uma Medicina Integral.

O objetivo é estimular reflexões sobre os resultados do acelerado desenvolvimento científico-tecnológico, caracterizado pela fragmentação no atendimento do paciente e pelo elevadíssimo custo, que atingiu a cultura médica e o ensino universitário a partir da segunda metade do século XX.

A obra é constituída de quatro partes sobre a formação médica (a reflexão sobre a universidade, os critérios de seleção, o curso de graduação e a atuação profissional), todas elas com um fio condutor comum: onde a ciência oferece o conhecimento da razão, a arte deve desenvolver a sensibilidade. Em harmonia, esses dois pilares oferecem o discernimento de não ser somente técnico, mas humanista.

“A circunstâncias exigem que exista para esse novo cenário um médico capaz de gerenciar esse complexo universo para direcioná-lo para uma melhor assistência e qualidade de vida”, defende um dos autores da obra, Pablo González Blasco, doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), além de professor e estudioso da educação médica.

Sobre os autores

* Dr. Pablo Gonzalez Blasco é Médico e Doutor em Medicina (FMUSP, 2002), Membro Fundador e Diretor Científico da SOBRAMFA – Sociedade Brasileira de Medicina de Família, e Membro Internacional da Society of Teachers of Family Medicine (STFM). É autor de diversos livros, como “O Médico de Família, hoje”, “Medicina de Família & Cinema” e “Educação da Afetividade através do Cinema”. Mantém o site "Pablo Gonzalez Blasco - Educar no Humanismo", onde publica comentários de filmes atuais e de livros, e também ensaios sobre antropologia e perspectivas éticas do quotidiano, humanização e relacionamento, educação da afetividade e das emoções.

É também autor dos livros “O Médico de Família, hoje” (SOBRAMFA, 1997), “Medicina de Família & Cinema” (Casa do Psicólogo, 2002) “Educação da Afetividade através do Cinema” (IEF-Instituto de Ensino e Fomento/SOBRAMFA, São Paulo, 2006) e "Humanizando a Medicina: Uma Metodologia com o Cinema" (Sâo Camilo, 2011).

Publicado no Portal da Família em 16/03/2016
 
www.portaldafamilia.org
O Portal da Família não comercializa ou distribui livros e outros produtos, apenas recomenda boas obras. Somente livros e produtos que recomendariamos a um amigo.
O preço estimado é o preço médio pesquisado na data de indicação, servindo apenas de referência.
Publicidade