logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

PROVÉRBIOS E VIRTUDES

José Lino C. Nieto

link editora quadrante

Formato: 11 x 16,5 cm
Nº Páginas: 86
Ano da Edição: 1999
Acabamento: Brochura
Chamada: O comentário divertido de muitos ditos e provérbios populares mostra-nos a existência de uma autêntica ética do bom senso, sempre presente na linguagem coloquial, e ensina-nos a tirar dessas máximas lições práticas para a vida.
Editora e vendas: Quadrante
Preço pesquisado: R$ 10,00

Provérbios e Virtudes

Cintilantes e geniais compêndios da sabedoria de todos os tempos, os refrões ou ditados são populares no sentido mais pleno do termo: há frases proverbiais velhas de séculos e outras nascidas em plena rua há uns poucos dias, saídas da boca, da faísca mental ou da intuição de qualquer um: motoqueiros de capacete encasquetado na nuca, dignas senhoras no shopping center, jogadores de futebol, professoras universitárias, doutores e catadores de papel... Mas, sobretudo, são orientações práticas para a vida, estimulantes e sempre à disposição de qualquer pessoa, como um bom cafezinho – tal como acontece com o verdadeiro bem, democrático como ele só.

Este despretensioso caderno não chega a ser um compêndio de máximas populares, mas agrupa e comenta alguns provérbios de acordo com atitudes vitais. Fica muito clara, assim, a existência de uma autêntica ética do bom senso, sempre palpitante sob a linguagem coloquial, e a identidade transparente e espontânea dessa ética com a moral natural, muitas vezes reflexo e eco da moral evangélica. E verifica-se também que as irritantes éticas da trapaça (se fosse possível a contradição), escondidas por trás de tantos chavões bem enfeitados, na realidade ressaltam por contraste a presença da lei natural, que continua forte e compacta mesmo depois de bombardeada por todos os ismos dos últimos séculos.


Jose Lino C. Nieto

José Lino Currás Nieto nasceu em Madrid, em 1951; fez estudos de História e doutorou-se em Ciências da Educação e em Direito Canônico. Ordenado em 1976, é juiz do tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Campinas e reside atualmente em São Paulo. Já publicou nesta coleção o caderno Thomas More, um homem para a eternidade.

www.portaldafamilia.org
O Portal da Família não comercializa ou distribui livros e outros produtos, apenas recomenda boas obras. Somente livros e produtos que recomendariamos a um amigo.
O preço estimado é o preço médio pesquisado na data de indicação, servindo apenas de referência.
Publicidade