logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
FamiliarizAR-TE --> Ballet

Libreto Cecília Kerche
Introdução ao Libreto Cecília Kerche
Wellen de Barros

Por que uma Cantora Lírica escreve um libreto para ballet?

Compartilho aqui uma paixão muito antiga, talvez desde a minha infância em que freqüentava as tardes de Teatro Infantil no Teatro Leopoldo Fróes e Teatro Municipal João Caetano em Niterói – cidade onde nasci e resido.

Tenho certeza que ali teve início parte do meu fascínio por esse mundo transcendente e ao mesmo tempo palpável que é a música.

Na mesma fase em que eu descobria a música sinfônica, a música lírica, também descobri a arte da dança. A possibilidade de comunicar e unir etnias, classes sociais, credos numa única linguagem – a arte.

Havia uma sensação de certeza de seguir um caminho onde a criatividade se fazia soberana e cúmplice nas imaginações e projetos.

Era a oportunidade da auto descoberta, através de sons, palavras e gestos que mais tarde resultariam numa escolha de vida. Numa vocação profissional.

A minha escolha pela arte Lírica complementou a busca de um ideal feito pelo Teatro falado - mas para alguém já apaixonada pela música, unir as duas artes não era uma alternativa estranha - muito pelo contrário!

Nos meus estudos de Técnica Vocal e aperfeiçoamento, podia perceber no mecanismo interno do meu corpo, que ali havia algo muito similar ao movimento interno do bailarino – conclusão completada muito tempo depois.

Esse mecanismo foi ganhando sentido a partir do momento em que, ao assistir uma peça de ballet - “O Lago dos Cisnes” , interpretado pela primeira bailarina Cecília Kerche, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, observava em mim mesma o fio condutor para chegar ao personagem. Interiormente indagava, : - é possível visualizar na interpretação de uma bailarina a minha arte Lírica do Canto?

Comecei a ver a arte do ballet com outra visão, talvez com uma sensibilidade estética mais apurada e o meu fascínio por esta arte aumentava mais ainda a compreensão da minha própria arte.

Isto porque a arte do ballet torna visível o invisível. Nela é possível visualizar a música que surge inicialmente no gestual do bailarino para então ganhar a pauta musical.

Era a voz de Renata Tebaldi, que, dentro de mim, se fazia materializar no gestual da Primeira Bailarina Cecília Kerche. Uma variação na música de Tchaikovski, respondia ao eco de veludo na ária de Verdi...

Em outras palavras, não há comparação entre duas referências em artes distintas, mas a experiência viva na comunicação etérea entre beleza e genialidade criativa é a sensibilidade estética que acompanha um mecanismo pedagógico onde é possível ouvir a sonoridade vocal como identidade humana, no gestual do corpo.

Na época de Tchaikovski, era muito comum coreógrafo e compositor trabalharem em parceria, como Petipa e Ivanov. Havia um trabalho de criação conjunta.

O movimento surgia seguindo-se a música, que obedecia à magia singular da própria dança, envolta por notas musicais.

Por que esta associação - RenataTebaldi e Cecília Kerche ?

Pela sensibilidade similar no ato de interpretar, que ambas transmitem com a fortaleza e docilidade de uma técnica incomparável. É a voz de anjo no gestual da elegância clássica.


Wellen de Barros

bailarina

 

Ver outros artigos de Wellen Barros em sua coluna Sala de Concerto

 

Visite a seção sobre arte do Portal da Família: FamiliarizAr-Te

 

cena de O Lago dos Cisnes com Cecília Kerche

O Lago dos Cisnes

 

sonho de bailarina

 

Saiba mais sobre Cecília Kerche visitando o Blog

kercheballet.blogspot.com


Wellen Barros - Primeiro Soprano integrante dos corpos artísticos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Coro). Preparadora artística de bailarinos premiados nos principais festivais de dança. Pesquisadora sobre música, dança, teatro e suas interpelações. Participante do grupo de estudo sobre o Dramaturgo William Shakespeare, sob orientação da maior especialista brasileira no assunto - Bárbara Heliodora. Administra o BLOG da primeira bailarina do Theatro Municipal - Cecília Kerche (Kercheballet - http://kercheballet.blogspot.com) e o BLOG Sala de Concerto (http://salaconcerto.blogspot.com).

E-mail: wellenmbarros@gmail.com

Publicado no Portal da Família em 02/12/2008

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade