º

logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE
BIOÉTICA, BIODIREITO e BIOMEDICINA


26/05/2007

OBJETIVOS

Focar o Biodireito em sua estreita ligação com a Bioética e com a Biomedicina levando-se em consideração a necessária intervenção do direito no campo das biotecnologias. Também busca analisar questões atuais do Biodireito, da Bioética Personalista e da Biomedicina de forma interdisciplinar, sobretudo no tocante à teoria dos direitos humanos, que está diretamente relacionada com o Direito Constitucional e com a tutela do Estado nas questões de manipulação da vida.

PROGRAMAÇÃO

8:00 - Credenciamento.

8:30 - Conceito, Princípios e Desafios da Bioética Personalista.

Expositor: Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos - Professor Associado de Bioética da Universidade de São Paulo, Coordenador do Projeto Ciências da Vida do Núcleo Fé e Cultura da PUC/SP e Membro Correspondente da Pontifícia Academia para a Vida do Vaticano.

9:30 - O Biodireito e a Questão do Aborto

Expositor: Dr. Aleksandro Clemente – Advogado e Professor. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, Ex- Aluno Especial do Curso de Pós-graduação em Direito Processual Penal da USP, Membro da Comissão de Defesa da República e da Democracia da OAB/SP, Presidente da Comissão do Jovem Advogado da 104ª Subsecção da OAB/SP e Diretor Cultural da 104ª Subseção da OAB/SP.

10:30 – Intervalo

11:00 - Esclarecimentos Científicos sobre Clonagem Humana e Utilização de Células – Tronco.

Expositora: Dra. Alice Teixeira Ferreira – Médica, Doutora em Biologia Molecular pela Escola Paulista de Medicina, Pós-Doutorado na Research Division of Cleveland Clinic Foundation de Ohio nos Estados Unidos, Livre Docente em Biofísica pela Universidade Federal de São Paulo, Pesquisadora, Professora de Biofísica e Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Bioética da UNIFESP.

12:00 – O Respeito aos Direitos Humanos como Alicerce da Democracia

Expositor: Dr. Cícero Harada – Advogado, Procurador do Estado de São Paulo, Ex-Professor de Teoria Geral do Estado e Filosofia do Direito da PUC-SP, Conselheiro da OAB/SP e Presidente da Comissão de Defesa da República e da Democracia da OAB/SP.

13:00 – Debates e Encerramento

 


Data

26/05/2007

Local

Auditório da UNIFAI

Av: Nazaré, 993 - Ipiranga
São Paulo - SP
Fone: (11) 6166-8555


Inscrições

Inscrições: gratuitas - Pelo e-mail: aleksandro.clemente@uol.com.br

(Enviar pedido de inscrição com o nome completo, endereço, telefone, e e-mail para confirmação).

Horários:
das 8:00 às 13:30 hs

Promoção


CEJAC - Centro de Estudos Jurídicos Aleksandro Clemente

Coordenação:
Dr. Aleksandro Clemente

 

Divulgue esse evento para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade