logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Auto-avaliação das virtudes humanas
Esquema de virtudes por idades

Instituto de Desenvolvimento da Educação

Desde os 16 até os 18 anos

- Prudência.
-
Flexibilidade.
- Compreensão.
- Lealdade.
- Audácia.
- Humildade.
- Otimismo.

As primeiras virtudes que destacamos para esta idade se baseiam em uma capacidade de raciocinar inteligentemente. Isto é, será quase impossível desenvolver as virtudes plenamente sem uma certa capacidade intelectual. Refiro-me às virtudes da prudência, da flexibilidade, da compreensão e também da lealdade e da humildade. Nas descrições operativas, o leitor pode ver que tipos de atividades supõe a realização destas virtudes. Por exemplo: "recolhe informação continuamente"; "ponderar as conseqüências"; "proteger um conjunto de valores"; reconhecer diferentes fatores que influem em uma situação"; "reconhecer as próprias insuficiências", etc. Por isso, parece conveniente insistir nestas virtudes quando os jovens têm mais capacidade intelectual.

Na idade anterior, destacamos a importância que tem dar uma informação aos jovens com respeito ao significado destes conceitos. E, agora, haverá que repetir o mesmo, mas com maior insistência. Se antes os perigos vinham pela pessoa "deixar fazer" com relação às paixões, agora virão seguramente, por umas idéias erradas. Aqui, é necessário a flexibilidade para poder aprender de diferentes situações mas sem abandonar os critérios de atuação pessoal. Também é importante a prudência. Supõe que o jovem abra os olhos a seu ambiente e busque uma informação adequada, ponderando as conseqüências antes de tomar decisões. Os pais devem dar-se conta de que, nestas idades, já é muito difícil exigir a seus filhos para que façam coisas, nem é muito conveniente fazê-lo. Entretanto se tratará de exigir-lhes muito para que pensem antes de tomar suas próprias decisões, recordando-lhes continuamente a importância de estabelecer alguns critérios em torno aos quais se pode decidir razoavelmente. Há que obrigar aos jovens a estabelecer-se seriamente o porquê de suas próprias vidas, para que cheguem a atuar coerentemente com alguns valores. Aqui reside a importância da lealdade.

O leitor verá que, depois de três virtudes relacionadas com a prudência, destacamos uma de justiça, outra de fortaleza e outra de temperança. Já estamos em uma idade mais madura e buscamos no desenvolvimento das virtudes um equilíbrio entre um sólido apoio no permanente, um reconhecimento realista das possibilidades próprias como pessoa, e uma atuação audaz para conseguir um autêntico bem. Isto é a lealdade, a humildade e audácia.

Mas não queríamos terminar sem fazer referência a mais uma virtude. Uma virtude muito importante para uma sociedade caracterizada pelo ódio e o desespero. Refiro-me ao otimismo. Esta é uma virtude que há que desenvolver em crianças pequenas e em todas as idades, mas a incluímos de um modo preferente agora, porque é possível, com a vontade, adquirir o hábito de ver o positivo em primeiro lugar, com a finalidade de saber o que é "bom". E além disso, se trata de ver o melhor nos demais e assim é possível ajudar-lhes a melhorar. A estas idades o jovem deveria dedicar-se ao serviço dos demais animado pela esperança sobrenatural, sabendo que vale a pena.

de 13  a 15 anos anterior

Até os 7 anos
De 8 até 12 anos
De 13 até 15 anos
De 16 até 18 anos
Conclusão

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade