logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Auto-avaliação das virtudes humanas
Esquema de virtudes por idades

Instituto de Desenvolvimento da Educação

Desde os 8 até os 12 anos

- Fortaleza.
- Perseverança.
- Laboriosidade.
- Paciência.
- Responsabilidade.
- Justiça.
- Generosidade.

Como se verá, aqui nos encontramos com quatro virtudes que giram em torno à virtude cardinal da fortaleza: duas, em torno à justiça, e uma, com relação a virtude teologal da caridade.

Os meninos destas idades passam por uma série de mudanças de tipo biológico com a chegada da puberdade, e parece conveniente desenvolver de um modo especial a vontade, para tornar mais forte seu próprio caráter. Agora os filhos começam a tomar mais decisões pessoais, mas necessitam de critérios para saber se se dirigem bem ao objeto de seu esforço.

Complementamos as virtudes relacionadas com a fortaleza com a introdução de algumas virtudes diretamente relacionadas com os demais - ou seja, a responsabilidade, a justiça e a generosidade.

De todas as formas, o lógico é que as crianças desta idade se centrem mais no ato que no destinatário. Ainda não são muito conscientes de sua intimidade. Neste sentido, se trataria de conseguir que os filhos sejam perseverantes, não em relação com a atenção a uma pessoa, por exemplo, mas ou melhor, pela satisfação de haver superado algum obstáculo. É a idade dos desafios (mas razoáveis). Como a criança é muito consciente das regras do jogo com relação a seus colegas e com relação aos demais em geral, certamente será conveniente estimular aos filhos a desenvolver as virtudes por sentido do dever ante seus colegas, por exemplo, mas sem esquecer-se de entusiasmar-lhes com algum ideal que, valha a pena. Assim, encontrarão a satisfação de um esforço de superação pessoal.

Em todas estas virtudes é necessário o uso da vontade. Ao ler as descrições, verão que se trata de "suportar incômodos", de "esforçar-se continuamente para dar aos demais", de "alcançar o decidido", de "resistir a influências nocivas", etc. Para realizar estas coisas, será necessário elevar a vista e não estar atado a alguns interesses pobres, quase mesquinhos.

Esta é uma idade chave para "jogar para cima". E com isto quero dizer elevar o olhar das crianças para Deus e conseguir que estas virtudes humanas revertam em bem da fé em desenvolvimento.

Talvez pareçam muitas virtudes para perseguir simultaneamente. Mas estão muito relacionadas. No caso de centrar-se em uma ou duas delas é muito provável que a criança melhore nas demais também.

A medida que vão passando os anos, os jovens vão necessitando de mais argumentos, melhores razões para cumprir com o esforço que supõe adquirir um hábito operativo bom.

Com o despertar da intimidade, entramos na adolescência, um período no qual o jovem tem que voltar a tomar como próprio coisas que realizou por imitação ou por simples exigência externa. Agora se compromete consigo próprio e tudo o que faz adquire uma nova dimensão.

até os 7 anos anterior

Até os 7 anos
De 8 até 12 anos
De 13 até 15 anos
De 16 até 18 anos
Conclusão

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade