logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Rebeca Batista da Silva
Coluna "Mãe e bebê, vida que segue"

Roséola – desconhecida que preocupa os pais

Rebeca Batista da Silva *

A roséola é uma daquelas doenças inofensivas da infância mas que deixam os pais malucos de preocupação.

É causada por um vírus, o vírus do herpes humano tipos 6 e 7 e é transmitida pela saliva ( pense em todos os brinquedos que são mordidos por todas as crianças da escolinha). Algumas crianças têm apenas um caso muito leve de roséola, desenvolvendo poucos sintomas e não dando muitos sinais da doença, outras têm todos os sintomas de forma acentuada.

Atinge principalmente crianças entre seis meses e seis anos predominando nas menores de dois anos. Os sintomas começam do quinto ao décimo quinto dia após a infecção. Dentre tais sintomas caracterizam-se:

  • Febre alta, repentina e contínua, que fica entre 38,3 e 42,2 graus, durante três ou quatro dias e que desaparece tão rápido como veio.
  • Além da febre acontece, nariz escorrendo, tosse, uma leve diarréia, falta de apetite e de energia.
  • Quando a febre vai embora, a pele começa a ficar manchada. A erupção costuma começar no tronco, e depois vai se espalhando na direção do pescoço e das extremidades, e desaparece em algumas horas ou em até três dias.

Assim como nas outras infecções por vírus, não há tratamento contra a causa da doença, apenas para aliviar os sintomas.

É recomendado na fase da febre, manter a criança confortável, oferecer bastante líquido para evitar a desidratação, administrar antitérmico (mais comum paracetamol ou ibuprofeno) se a febre estiver muito alta.

Como complicação da roséola destaca-se a convulsão febril, portanto o mais importante é controlar a febre e qualquer sintoma preocupante sempre procure orientação médica.


Rebeca Batista da Silva é enfermeira intensivista (Coren-SP 171720), graduada em enfermagem pela Universidade de Pernambuco-UPE e pós-graduada (Especialista) em UTI neonatal e pediátrica.

e-mail: becabatista@yahoo.com.br

Publicado no Portal da Família em 11/07/2015

roseola infantil

Ver outros artigos da coluna

Publicidade

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade