logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Rebeca Batista da Silva
Coluna "Mãe e bebê, vida que segue"

PLANO DE PARTO: JÁ PENSOU NISSO? SABE O QUE É?

Rebeca Batista da Silva *

O plano de parto é um documento que serve para registrar seus desejos quanto à forma como gostaria que o seu parto decorresse. Pode, por exemplo, especificar que tipo de analgésicos ou de processos clínicos gostaria ou não que fossem aplicados.

Para evitar imprevistos, é melhor você fazer um plano de parto e conversar com seu médico sobre cada passo do trabalho de parto. Se não tem convênio médico vá até a maternidade e se informe sobre todos os passos pelos quais passam as parturientes, desde a internação até a alta. Fazer um plano de parto tem três funções muito importantes:

1 - Evitar imprevistos de difícil solução.

2 - Levar você a conhecer e pensar sobre cada momento do seu parto, podendo fazer escolhas que se referem ao seu corpo e ao seu bebê.

3 - Deixar suas preferências bem claras para a equipe que vai te acompanhar.

Por outro lado, nem todas as unidades de saúde estão preparadas para determinadas opções de parto, por exemplo, o parto na água.

O que pode constar no plano de parto?  

Tudo, desde as primeiras contrações até os primeiros dias do pós-parto. O plano de parto é uma lista sobre acontecimentos possíveis em um parto e sobre os quais você pensou. Pode ser feito em forma de carta ao médico e a instituição, como já é feito em alguns países, ou simplesmente ser uma reflexão sobre o que você aprendeu e deseja no seu parto. Não é uma lista de ‘’mandamentos’’ para os profissionais muito menos um ‘’alvará’’ para sua desobediência frente à equipe. É uma organização de ideias para facilitar o diálogo com o profissional que te acompanhará.

Como fazer seu plano de parto?

Além de saber dos procedimentos de praxe do seu obstetra e da maternidade, busque informações em livros e sites de confiança. Listas de discussão na internet e cursos de preparação para o parto podem ajudar bastante. Se puder, converse com ex-gestantes que tiveram parto no mesmo local, ou com o mesmo profissional. Aos poucos, o que você quer e não quer no seu parto vai ficando mais claro e você pode ir conversando e negociando com seu médico o que é possível e o que não é.

Pequenos detalhes e enormes diferenças que podem garantir um parto único, feliz, e ativo, trazendo mais segurança para mãe, pai e filho. Para a equipe, pode ser um norte para melhor poder atendê-la e até mesmo repensar as práticas que vêm sendo usadas rotineiramente.


Rebeca Batista da Silva é enfermeira intensivista (Coren-SP 171720), graduada em enfermagem pela Universidade de Pernambuco-UPE e pós-graduada (Especialista) em UTI neonatal e pediátrica.

e-mail: becabatista@yahoo.com.br

Publicado no Portal da Família em 07/03/2014

Ver outros artigos da coluna

Publicidade

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade