logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Obesidade infantil: combatendo suas causas

Cada vez mais comum entre as crianças, a obesidade causa diversas complicações como a diabetes, a hipertensão, problemas ósseos e aumento do colesterol LDL. Em virtude disso, é necessário que os pais se atentem ao estilo de vida dos filhos para proporcionar mais saúde e bem-estar.

Apresentamos algumas orientações para os pais e dicas sobre o que prestar atenção para evitar a obesidade nos filhos:
  • Televisão e computador: crianças que ficam o dia inteiro em frente à televisão ou ao computador são mais propensas a ficarem obesas. Isso ocorre porque enquanto assistem aos programas favoritos, elas comem pipoca, bolacha ou outra comida calórica. Além disso, a tv e internet podem influenciar os gostos infantis ao mostrar estilos de vida pouco saudáveis, que inclui lanches rápidos. Por isso, limite o tempo que seus filhos ficam sentados em frente a esses equipamentos e os estimulem a fazer atividades físicas.
  • Sedentarismo: quando as crianças ficam muito tempo sem nenhum exercício, o organismo não gasta a energia consumida, que se transforma em gordura. Então, que tal incentivar os seus filhos a praticar atividades ao ar livre? Promova uma tarde divertida no parque para caminhar e pedalar, mostrando que você também é uma pessoa ativa. Para facilitar a brincadeira e o exercício ser executado corretamente, ofereça a seu filho um modelo adequado de bicicleta infantil .
  • No prato: as crianças não comem o mesmo que os adultos e, na maioria das vezes, sabem melhor do que nós quando dizer “não” à comida. Por isso, evite encher muito o prato dos pequenos e não diga que eles devem comer tudo para que possam sair da mesa.
  • Seja o exemplo: siga uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos. Elabore pratos diferentes para mostrar às crianças que frutas e legumes podem ser tão gostosos quanto os lanches gordurosos.
  • Ajuda médica: nem sempre uma criança com sobrepeso está obesa e com problemas de saúde. Para saber mais, consulte um médico que irá realizar os exames necessários e dar as devidas orientações. Há diversos medicamentos no mercado que prometem eliminar a gordura, mas apenas os indicados pelo médico são seguros. Portanto, se informe.
obesidade infantil: sinal de alerta

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 19/10/2014

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade