logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Fabio Toledo

Coluna "Assuntos de Família"

Lições do Natal

Fábio Henrique Prado de Toledo

Contemplar os acontecimentos que circundam o Natal é uma fonte inesgotável de aprendizagem e sabedoria para as nossas vidas. Em dois milênios de cristianismo são incontáveis os prodígios que aquele singelo acontecimento tem causado na história de cada mulher e de cada homem, como também de toda a humanidade. Há um aspecto, porém, pequeno e certamente não o mais importante, que gostaria de nos deter hoje. Refiro-me ao modo como aquele jovem casal de Nazaré soube enfrentar juntos os inúmeros acontecimentos difíceis e dolorosos que marcaram suas vidas.

Embora tenham recebido do Céu anúncio de que naquele lar viria nada menos que o Salvador, desde cedo a dor e a contrariedade marcaram as suas vidas. O próprio anúncio da concepção do Menino foi motivo de dúvidas e incertezas para o esposo, logo explicadas. Depois, uma viagem a Belém, quando já próximo o parto, que por certo não foi das mais cômodas. E isso sem dizer das condições em que se deu o nascimento, tão bem reproduzida nos nossos presépios. Mais adiante, a alegria do nascimento é rapidamente interrompida com anúncios de perseguição: “Herodes quer mata-lo, fujam para o Egito!”... E depois anos vivendo a dureza de refugiados no estrangeiro, longe dos seus familiares, parentes e amigos...

Que dizer disso para os casais do nosso tempo? Lamentavelmente, muitos relacionamentos são marcados pelo exclusivo desejo de “curtir” o convívio com o outro. Quando, porém, surgem as dificuldades, essas, ao invés de uni-los, muitas vezes acabam sendo causa de separação.

Nesse cenário, é preciso recordar que o que sustenta um relacionamento é a qualidade dos momentos que se passam juntos. Isso, porém, não se mede pelo simples fato de serem agradáveis ou dolorosos. Também os momentos difíceis, se são compartilhados com amor e com desejo de fazer o outro feliz, contribuem para promover a união do casal e não para separá-los.

Lembro-me do que contava um grande amigo. Trata-se de um homem que verdadeiramente ama a sua esposa. E dizia ele que, em certa ocasião, recebeu uma triste notícia: o sogro acabava de falecer. Por um instante, pensou até em terminar alguns assuntos pendentes no trabalho, afinal a má notícia já era de todos esperada. Reagiu, porém, e disse de si para si: “Não. Nesse momento não há nada mais importante que estar o quanto antes com a minha esposa”.

E de fato deixou os muitos assuntos pendentes para estar com a esposa. E não apenas isso. Depois se manteve ao seu lado, amparando-a e consolando-a. Essa sua atitude serviu para fazer crescer a união e o amor conjugal. O momento foi doloroso, porém, porque vivido juntos, marido e esposa fizeram dele uma oportunidade para expressar, com um sacrifício gozoso, a profundidade do amor mútuo.

Outra situação, que também me foi relatada por outro casal, reproduz precisamente o oposto. Eles completariam 20 anos de casamento, de modo que resolveram fazer a tão sonhada viagem para a Europa. Tudo planejado, chega o grande dia! No entanto, o que seria uma segunda lua de mel converteu-se num verdadeiro pesadelo. Isso porque não conversaram sobre as expectativas. E, pior, nos lugares que visitavam, cada um tinha um gosto e um desejo pessoal, e pouca disposição para renunciá-lo para agradar o outro. O resultado foi que discutiram bastante e se afastaram ainda mais.

Essas duas situações ilustram muito bem que o fundamental no relacionamento conjugal é saber se sacrificar para fazer o outro feliz. Aquele jovem casal, Maria e José, soube fazer isso como ninguém. Que neste Natal aprendamos mais essa sublime lição: que ninguém é feliz nesta vida enquanto não se decide a fazer feliz de verdade aqueles que nos são próximos, em especial a esposa e o marido que livremente escolhemos para compartilhar as nossas vidas.

Natividade - Fuga para o Egito

Ver outros artigos da coluna

Publicidade


Fábio Henrique Prado de Toledo é Juiz de Direito em Campinas e Especialista em Matrimônio e Educação Familiar pela Universitat Internacional de Catalunya – UIC.

e-mail: fabiohptoledo@gmail.com

Blog: http://fabiohptoledo.blogspot.com.br/

Publicado no Portal da Família em 21/12 /2014

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade