logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Floriano Serra
Coluna "Comportamento & Qualidade de vida no trabalho"

Está faltando foco

Floriano Serra

Nunca a indústria automobilística fez tanto recalls como atualmente. Ao mesmo tempo, há pouco tempo, o IBGE cometeu falhas graves e divulgou dados errados sobre o Brasil. Quase ao mesmo tempo, foram encontrados parafusos e comprimidos trocados em embalagens de remédios. Antes, encontraram água mineral com sujeira e um achocolatado contaminado com bactérias. No meio de tudo isso, você vai ao supermercado e vê que a caixa que o atende mantém, ao mesmo tempo, animada conversa com a colega ao lado ou com o empacotador, enquanto registra suas compras com valores errados.

A lista de “descuidos”, erros e descasos de profissionais e empresas vem se tornando grande e constante. Cabe perguntar: onde está o comprometimento com a qualidade na fabricação e venda dos produtos?

Tudo indica que grande parte das pessoas do mercado de trabalho não está conseguindo manter a atenção, o foco naquelas tarefas para as quais são pagas para executar com eficiência. É nessas circunstâncias que surgem os erros citados no início.

Essa desatenção é observada em quase todas as áreas de produção e serviços – e o quadro vem piorando. A conclusão que se chega é de que há uma crise generalizada no campo da responsabilidade, da motivação, do comprometimento – enfim, do profissionalismo – ao que parece com a conivência ou omissão das lideranças.

É de se acreditar que mudanças sociais, morais e comportamentais – estimuladas pelos “modernos” filmes, novelas e revistas de fofocas – vêm induzindo as pessoas a priorizarem a busca indiscriminada do prazer e do “laissez-faire” em prejuízo das obrigações, da dedicação, atenção e qualidade do trabalho. O que a sociedade tem assistido, por mais violento, corrupto e absurdo que seja, é apenas uma amostra do que poderá vir – se algo não for feito com urgência.

Em outras palavras: ou se promove uma mudança substancial e consistente no sistema educacional e social do País – e não só dirigido aos jovens, mas também aos pais, educadores, governantes e empresários – ou em breve o caos se instalará de forma quase irreversível.

descuido e negligência

Ver outros artigos da coluna


Floriano Serra é psicólogo, escritor e palestrante, autor de vários livros e artigos sobre o comportamento humano nas empresas. Foi diretor de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais, recebendo vários prêmios pela excelência em Gestão de Pessoas. É autor de uma dezena de livros, como "A Empresa Sorriso" e "A Terceira Inteligência", e mais de 200 artigos sobre o comportamento humano - pessoal e profissional, publicados em websites, jornais e revistas, inclusive no Exterior.
E-mail: florianoserra@terra.com.br

Publicado no Portal da Família em 08/02/2015

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade