logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Dicas para o bom sono do bebê

Confira algumas dicas que podem ajudar na hora de dormir

Para muitas mamães e papais, o sono do seu bebê significa os seus respectivos descansos. Não é exagero afirmar que uma grande porcentagem dos pais sofre por conta da instabilidade do sono dos seus filhos, em especial os mais novinhos.

Dormir durante o dia e ficar a noite inteirinha acordado, chorar, resmungar, dormir, acordar. Esta rotina não é incomum para as crianças, muito pelo contrário.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, as crianças só passam a se adaptar à "rotina adulta" de sono após os 5 anos de idade, e este processo pode se estender até o início da adolescência, aos 12, 13 anos.

Apesar desta informação, isto não significa que a qualidade do dormir (dos babys e dos pais!), não possa ser melhorada.

Existem algumas "táticas" ou dicas que se adotadas, podem ajudar na hora do sono, assim como existem outras que o prejudicam, e muito! Confira!

O que fazer para melhorar o sono do bebê?

bebê bocejando. Soninho gostoso!
1º Banho. O banho pode ser relaxante para os pequenos, principalmente antes da soneca. Entretanto, não se recomenda um banho muito agitado. Os estímulos dados por meio de brinquedos, musiquinhas, luzinhas e etc., podem retardar ou afastar a sensação de sono. Evite água muito quente, isto pode prejudicar o sono, já que a temperatura alta do corpo inibe o repouso. Água morninha e calma é o segredo!

2º Evite as possíveis interferências do meio. O lugar em que o neném dorme deve contribuir para o sono. Procure deixar o ambiente com pouca luminosidade. A luz pode interferir na produção da melatonina, o hormônio do sono, assim como a temperatura.

Quando muito quente ou muito frio, busque controlar a temperatura do ambiente ou do bebê. Algumas roupinhas podem deixá-lo desconfortável, atente-se para isso.

A luz da televisão também conta como estímulo e por isso também pode prejudicar a sonolência.

3º Alimentação. Para os que ainda mamam, isto é mais fácil de ajustar. Busque não exagerar na amamentação antes da hora de dormir ou na mamadeira. Para os que já recebem comidinhas, o ideal é evitar alimentos pesados para eles. O metabolismo funciona lentamente durante a noite, e a ingestão de alimentos difíceis de digerir pode causar desconfortos, mal-estar, cólicas e fralda suja. Tudo o que faz o seu bebê acordar.

4º Organização. Busque estabelecer um rotina. Isto pode contribuir para uma melhor adaptação da criança. Alimentação, brincadeiras, soneca, dormir de verdade, quando estas atividades se realizam sempre mais ou menos no mesmo horário, o organismo do bebê acaba se acostumando. Isso é bom para ele e para você.

6º Ambiente saudável. Uma vivência harmoniosa auxilia no afastamento do estresse e facilita o relaxamento da criança. Maneirar no tom de voz e demonstrar carinho faz com que o bebê se sinta confortável e seguro.

Por último, mas não menos importante.

5º Consultar o pediatra periodicamente. Nem sempre as dicas podem ajudar, uma vez que o problema pode ser outro além da desregramento natural do sono infantil. A consulta a um profissional habilitado pode diagnosticar se há algo mais a ser resolvido. Pequenas desordens podem ocasionar a falta de sono ou a sua interferência.

Caso o bebê apresente dificuldades para dormir e tome algum tipo de medicamento, busque se informar a respeito. Determinados fármacos podem provocar agitação e dificuldades na hora de dormir.

Mamãe e bebê dormindo

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 22/08/2014

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade