logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Julia Manglano

Coluna "Bebê feliz"

Como desenvolver a Memória Inteligente nas Crianças

Julia Manglano

A memória inteligente é de grande importância, porque trata-se da capacidade de resolução de problemas e de criatividade. Um exemplo de excelência nesta habilidade foi Napoleão Bonaparte que, com apenas 24 anos, conseguiu vencer a guerra através de sua memória inteligente, porque conhecia profundamente a história e estratégia das batalhas.

Na Escola AeD justamente ajudamos nossas crianças a desenvolverem esta memória através do programa de Bits de Inteligência.

Neste programa as crianças têm oportunidade de verem várias categorias de bits nas mais variadas áreas de conhecimento como história, geografia, anatomia, zoologia, biologia, arte, música, matemática e linguagem.

É um programa que traz o mundo para dentro da Escola através das imagens do universo (bits de inteligência).

Em cada coleção as crianças recebem 10 fatos da realidade organizados em categorias lógicas, como por exemplo: mamíferos carnívoros, insetos nocivos, bandeiras da América do Sul, árvores da mata Atlântica, animais da savana africana, alimentos saudáveis, órgãos do corpo, meios de transporte marítimos, crianças do mundo, maravilhas do mundo, líderes, exploradores, inventores, etc.

Porque apenas receber fatos de forma aleatória não desenvolve a memória inteligente, mas quando estes estão organizados em categorias, possibilitam que as crianças façam inúmeras associações de conhecimento e ideias.

Além disso, o programa permite e otimiza futuros aprendizados porque para aprenderem de maneira significativa, as crianças precisam de conhecimentos prévios que sirvam de “ganchos” para os novos conhecimentos.

Quanto mais fatos as crianças tiverem armazenados em “prateleiras estruturadas”, maior será sua memória inteligente. É inteligente porque, como uma coisa está relacionada à outra,  quanto mais “links” elas tiverem, maior será a sua facilidade em acessar e inter-relacionar os fatos para a resolução de problemas e invenções.

O programa da AeD de memória inteligente é exponencial porque desenvolve cada vez mais sinapses e portanto todo o cérebro.

Para que vocês pais tenham uma ideia da grandeza da quantidade de sinapses geradas nas crianças, a cada 10 bits que veem, podem fazer: 3 milhões, seiscentas e vinte e oito mil e oitocentas  associações de ideias!

Depois não sabemos porque nossas crianças estão ficando tão rápidas em captar as coisas e tão espertas!

Para os pais que quiserem desenvolver o programa de memória inteligente em casa com seus filhos, sugerimos que leiam o livro do Glenn Doman: Como dar conhecimentos enciclopédicos a seu bebê.

 

Veja outros artigos dessa colunista

Bebê: desenvolvendo a memória inteligente
Cursos AeD

www.escolaaed.com.br

Ver outros artigos da coluna

Publicidade


Julia Manglano é Diretora da Escola AeD (www.escolaaed.com.br), Pós-graduada em estimulação infantil pela Escola Européia de Educação, Máster em orientação familiar pelo IEEE, Instituto Europeu de Estudos da Educação, Máster in Business Administration pelo IESE, Universidade de Navarra.
e-mail: aed@escolaaed.com.br

Publicado no Portal da Família em 06/07/2014

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade