logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Conheça como acontece a diabetes gestacional

Durante a gravidez, é muito comum que as mulheres percebam um aumento incomum dos níveis glicêmicos. A situação, recorrente em cerca de 4% das mulheres grávidas, faz parte de um quadro chamado de diabetes gestacional. Ainda que as causas específicas desse quadro sejam desconhecidas, a diabetes surge quando o pâncreas produz uma quantidade de insulina inferior a que é necessária para suprir as necessidades do bebê e da mãe.

Além disso, as flutuações hormonais decorrentes da gravidez também interferem na produção de insulina e reduzir a sua concentração sanguínea, o que também pode motivar o aparecimento da diabetes gestacional. O problema pode também estar ligado à absorção da insulina pelas células, que se torna metabolicamente incapaz de processar o hormônio ao nível necessário.

O diagnóstico é feito a partir de testes de glicemia. Quando um exame de sangue simples durante o pré-natal apresenta alterações, os médicos pedem procedimentos mais detalhados, como o teste de tolerância (absorção de açúcares), glicose em jejum e outras variedades. Quando se percebe que a glicemia está realmente mais elevada, é diagnosticado o caso de diabetes gestacional.

Normalmente, o tratamento consiste em manter baixos e estáveis os níveis de açúcar no sangue. Por isso, é preciso ter uma alimentação saudável, praticar exercícios e, se necessário, fazer uso de medicamentos específicos. Também é muito importante que a gestante faça o controle constante da taxa glicêmica, para que se saiba sempre se os tratamentos estão sendo eficazes e quais os elementos que podem influenciar esse quadro.

Implicações

Na maioria dos casos, os índices glicêmicos voltam ao normal ao final da gestação, sem que haja consequências duradouras para a mulher. Por isso, é importante que haja um controle correto durante a gravidez, para que os efeitos desse período não tenham outro tipo de implicação.

Para o bebê, o excesso de açúcar pode acarretar num desenvolvimento maior que o normal, tendo maior tamanho na hora do nascimento – isso pode motivar um parto prematuro ou à necessidade de uma cesárea. Também há a possibilidade de o bebê nascer com peso excessivo, gerando desconforto ao respirar.

O acompanhamento pré-natal é fundamental para que a criança e mãe se mantenham saudáveis e para que possíveis problemas possam ser corrigidos sem causar danos à sua saúde. No caso de quem apresenta um quadro de diabetes gestacional, o procedimento deve ser ainda mais intenso e frequente.

controle da diabetes

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 24/01/2016

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade