logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Wellen de Barros
Coluna "Sala de Concerto"

Bárbara Heliodora – um modo de olhar para vida

Wellen de Barros

No último ano tive a honra de realizar um sonho. Conhecer pessoalmente a crítica ensaísta, professora de história de teatro e escritora - Bárbara Heliodora. Era uma espécie de reencontro comigo mesma ao mesmo tempo que um universo se apresentava para mim. Estava eu ali, integrada ao grupo de Shakespeare!

O primeiro dia de aula para mim foi muito melhor e maior que qualquer expectativa. Fui prontamente acolhida pelo grande ser humano – Bárbara Heliodora. Eu a admirava a distância. Tinha por hábito ler suas críticas sempre assertivas e de grande informação para uma leitora apaixonado pelo Teatro como eu. Assídua leitora de seus livros sobre Shakespeare pensava silenciosamente: Como deve ser essa senhora tão culta? Como conversar com ela?

Nesse mesmo primeiro contato, todas as indagações se dissiparam, pois aquele ser mítico era apenas um ser humano. E que ser humano! Ao final da aula ela me perguntou: Então, Wellen, gostou?

Eu prontamente respondi: adorei!

Numa linda Sala imponente e teatral, no bucólico Largo do Boticário, reencontrava minha formação dada por minha família: os valores, a disciplina, a entrega. Tudo isso era incorporado à arte de Bárbara, que ilustrava suas explicações com passagens feitas por Londres, Estados Unidos, Itália e mundo afora. A Barbara tinha uma emoção nas palavras ao descrever determinada peça que nos sentíamos dentro do Teatro junto com ela fosse a época que fosse. Isso é transmitir conhecimento!

O mundo lá fora não existia, pois a infinitude daquelas duas horas semanais revitalizava a todos.

Era muito bom ouvir seus arroubos de juventude, suas idas ao campo do Fluminense, seu primeiro contato com Shakespeare através de sua mãe. Ali havia uma Bárbara divertida e altamente engraçada que fazia nosso grupo desabar na risada e quebrar qualquer gelo de timidez.

Era um verdadeiro encontro de almas, numa mesma identidade, respeitando as adversidades.

Eu retornava para Niterói – uma pequena viagem, onde tinha tempo de meditar e refletir sobre a aula. Algumas vezes eu pensava: Meus Deus estou vivendo um sonho!

A cabeça com mil ideias fervilhando!!!

E me via mergulhada no mundo Shakespeariano entre vários livros de autoria da minha professora, com a determinação de assimilar cada frase, cada detalhe, pois era tudo que eu desejava em termos de arte.

Havia uma espécie de acordo tácito, da conversa descontraída antes de começar o grande espetáculo. Pois os minutos, antes de mergulhar no mundo de Shakespeare, funcionavam como uma acolhida coletiva na espera de mais um encontro com a genialidade do Teatro, com a humanidade de Shakespeare.

Bárbara nos acolhia em grupo, porém passeava sutilmente pelo universo individual de cada um.

E o tempo era curto para falarmos e principalmente sabermos o que a nossa mestra pensava a respeito de determinado assunto.

Era o nosso “recreio” como ela mesma gostava de chamar. Pontualmente às 19:00 ela impunha ordem com sua voz forte e todos se aquietavam. O espetáculo vai começar!

Mas o espetáculo foi interrompido. Cabe a nós, seus alunos e amigos, darmos continuidade a toda dignidade que a Barbara tratou o teatro e seus artistas.

Barbara amou o teatro e por amor viveu intensamente a arte em transmitir seus conhecimentos.

Começamos a leitura de Coriolano no dia, 03 de março, deste ano e acabamos o primeiro ato da peça.

Barbara fechou a cortina!

Palavras da Bárbara:

“Não me vingo, aproveito a deixa. Não sofro, improviso. Não fico solteira, entro em temporada. Não vivo, ensaio. Não morro, fecho a cortina ”.

Bárbara Heliodora

Barbara Heliodora, nascida Heliodora Carneiro de Mendonça (1923-2015), ensaísta, tradutora e crítica de teatro

Ver outros artigos da coluna


Wellen Barros - Primeiro Soprano integrante dos corpos artísticos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Coro). Preparadora artística de bailarinos premiados nos principais festivais de dança. Pesquisadora sobre música, dança, teatro e suas interpelações. Participante do grupo de estudo sobre o Dramaturgo William Shakespeare, sob orientação da maior especialista brasileira no assunto - Bárbara Heliodora. Administra o BLOG da primeira bailarina do Theatro Municipal - Cecília Kerche (Kercheballet - http://kercheballet.blogspot.com) e o BLOG Sala de Concerto (http://salaconcerto.blogspot.com).

E-mail: wellenmbarros@gmail.com

Publicado no Portal da Família em 06/05/2015

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade