logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Fabio Toledo

Coluna "Assuntos de Família"

Balanço de Final de Ano

Fábio Henrique Prado de Toledo

Ao se aproximar o término de mais um ano, talvez nos ocorra fazer uma análise da nossa vida. Antigos projetos ainda não realizados, êxitos que não trouxeram a tão almejada felicidade e, mais duros ainda, o peso dos nossos fracassos...

Quem nunca experimentou o amargo sabor do fracasso? Ele se apresenta sob muitas formas: uma ruína econômica; o naufrágio de um empreendimento com o qual sonhamos intensamente e dedicamos tempo e energia; um casamento que se desfaz; um ente querido que se vai. Diante disso, talvez nos perguntemos: valeu a pena?

Penso que o fracasso é sempre uma oportunidade imperdível de avaliarmos a profundidade das nossas convicções e, sobretudo, de examinarmos se temos colocado o nosso coração em algo que verdadeiramente valha a pena.

Há um filme muito bom, “Antes de Partir”, que pode nos ajudar a uma reflexão. Transcrevo um trecho da sinopse: “Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. (...) Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a ‘lista da bota’, (...) [que] consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida” (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-114522/).

Após a viagem, ambos voltam à sua vida normal. Carter, para o convívio da família e Edward, para a sua casa, só, matando o tempo consumindo um tipo muito caro de café.

Se olharmos para o fim dos dois – já iminente – parece que o fracasso se aproxima inexoravelmente. Mas não. Ali fica estampado o peso das suas opções de vida. Carter encontra o calor da família à qual dedicou com muito sacrifício. E Edward, a solidão de quem empregou muito tempo em ganhar dinheiro.

Mas mesmo nesses momentos de despedia, Edward pode fazer algo de bom: cultivar uma amizade verdadeira, e nisso encontrar uma razão para a sua vida. O discurso no funeral do amigo – que transcrevo livremente – ilustra essa mudança: “A coisa mais simples de se dizer é que o amei e sinto a falta dele. Viajamos o mundo juntos. É extraordinário pensar que há três meses éramos dois estranhos. Espero que não soe muito egoísta, mas os últimos meses da sua vida foram os melhores da minha vida. Ele salvou a minha vida. (...) No final das contas, acho que é certo dizer que trouxemos alegria para vida um do outro. Então, quando eu for para o meu lugar de descanso e acordar no outro dia próximo a uma parede com uma porta, espero que o Carter esteja lá para me assegurar e me mostrar as cordas do outro lado. Até agora não entendo como medir a vida de alguém. Mas posso dizer isso: ‘Sei que quando morreu, seus olhos estavam fechados e seu coração aberto’”.

Penso que é isso, cara leitora, caro leitor: não há fracasso para quem ama e quer amar. Mas não esqueçamos que amor exige sacrifício, doação, fazer e dar-se sem esperar nada em troca. Uns descobrem cedo esse amor. Outros já quando poucos passos restam para o grande salto. Não importa, o que verdadeiramente importa é que esse grande e decisivo momento nos surpreenda... amando. Façamos, pois, um balanço das nossas vidas. Nesse intento, a única pergunta realmente importante é: onde temos colocado o nosso coração?

Filme Antes de Partir

Ver outros artigos da coluna

Publicidade


Fábio Henrique Prado de Toledo é Juiz de Direito em Campinas e Especialista em Matrimônio e Educação Familiar pela Universitat Internacional de Catalunya – UIC.

e-mail: fabiohptoledo@gmail.com

Blog: http://fabiohptoledo.blogspot.com.br/

Acompanhe este e os outros artigos no meu Blog: http://fabiohptoledo.blogspot.com.br/

Publicado no Portal da Família em 15/12/2013

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade