logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Julia Manglano

Coluna "Bebê feliz"

Estimulação da Inteligência Musical nos Bebês

Julia Manglano

Os bebês nascem com um enorme potencial musical. Cabe a nós, simplesmente, darmos a eles oportunidades desde cedo. Um programa de audições musicais bem feito, não só aumenta a inteligência auditiva do bebê ou da criança, possibilitando que no futuro possa tocar uma música “de ouvido”, mas ajuda no seu desenvolvimento integral.

Na parte neurológica, pesquisas revelaram que os estímulos musicais também podem ajudar no desenvolvimento lingüístico e motor. A criança desenvolve conexões neurológicas que otimizam várias outras habilidades como a inteligência matemática.

Cientistas, por exemplo, comprovaram o Efeito Mozart, onde as crianças ficam mais “espertas” para cálculos depois de escutarem determinada sonata do compositor austríaco.

Habilidades desenvolvidas pela estimulação musical:

  • Comunicação
  • Fala
  • Atenção
  • Memória
  • Concentração
  • Inteligência matemática
  • Ritmo
  • Coordenação de movimentos

A música também ajuda no desenvolvimento da sensibilidade e do equilíbrio emocional. Ouvir música com nossos filhos, além de ser prazeroso, fomenta a sensibilidade e a capacidade de desfrutar da beleza.

A música erudita é a arte mais direta, entra pelo ouvido e vai ao coração. Magdalena Martinez.

É uma linguagem universal, uma expressão criativa. Através da música, ajudamos as crianças a descobrirem o mundo sonoro, a serem ouvintes ativas.

Escuta: serás sábio; o começo da sabedoria é o silêncio. Pitágoras

Com o programa de audições musicais, treinamos as crianças a escutarem, uma virtude em desuso em nosso mundo cheio de pressa..., mais tarde, nossas crianças acostumar-se-ão a escutarem o silêncio, a fazerem meditação.

O que fazer?

1. Programa de escuta ativa:

Colocar música erudita de qualidade para seu bebê escutar todos os dias, a partir do nascimento.

Etapas:

· Anuncie o nome do compositor e da peça musical.

· Dê outras informações, como por exemplo, o estilo da audição musical, o país no qual o compositor nasceu, curiosidades a respeito do compositor.

· Coloque a música 3 vezes por dia durante 1 semana.

· Deixe tocar de 1 a 3 minutos, tendo o cuidado de não interromper uma frase musical.

2. Programa de escuta passiva

Colocar de maneira freqüente música erudita para o bebê ouvir durante 30 minutos a partir das primeiras semanas de gestação porque o bebê já estabelece uma comunicação e um vínculo afetivo com sua mãe desde cedo.

No início o bebê escuta com todo o seu corpo, através das vibrações sonoras transmitidas no meio líquido. O útero é um lugar onde se produzem vários sons, como por exemplo, do coração, do estômago da mãe, sons da respiração e outros. O sistema auditivo vai se desenvolvendo e a partir de 24 semanas já está completo.

“Alguns anos atrás me perguntaram: - Quando devemos começar com o estudo da música? Eu respondi: - Nove meses antes do nascimento. Hoje eu diria: - Nove meses antes do nascimento da mãe.” Zoltán Kodály, 1966

Conclusão:

As audições musicais enriquecem a vida dos bebês e das crianças, gerando alegria e prazer e abrindo-lhes as portas para o mundo da música.

Artigo extraído da Revista Ser Família Ano I – Nº 5


Mozart


Cursos AeD

 

 

Ver outros artigos da coluna


Julia Manglano é Diretora da Escola AeD (www.escolaaed.com.br), Pós-graduada em estimulação infantil pela Escola Européia de Educação, Máster em orientação familiar pelo IEEE, Instituto Europeu de Estudos da Educação, Máster in Business Administration pelo IESE, Universidade de Navarra.
e-mail: aed@escolaaed.com.br

Publicado no Portal da Família em 07/11/2010

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade