logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Dr. Marco Tulio Pettinato Pereira

 

I - A gestante e os cuidados básicos da saúde bucal

Dr. Marco Tulio Pettinato Pereira

Futura mãe, saiba que o pré-natal é muito importante para uma gravidez saudável, na prevenção de problemas buco-dentais e no desenvolvimento normal do seu futuro bebê. Você é responsável pela saúde bucal de seu filho.

Cárie e doenças gengivais são conseqüências de hábitos alimentares inadequados associados a uma higiene oral precária e ineficiente. Na boca existem bactérias que causam a cárie, e elas aproveitam os restos de alimentos (açucares) que ingerimos para se desenvolverem.

A escovação dos dentes e o uso de fio dental são as maneiras mais eficazes de limpar os dentes e combater a placa bacteriana e as doenças bucais como cárie, gengivite e inflamação periodontal. A placa bacteriana é uma película fina que adere ao dente. Aos poucos, com o auxílio dos restos de alimentos e da má higiene bucal, fica cada vez mais espessa. Em contato com o dente, retira a proteção contra o ataque das bactérias e abre caminho para a formação das cáries. Se não for removida, a placa bacteriana pode irritar a gengiva ao redor dos dentes, causando gengivite (as gengivas ficam vermelhas, incham e sangram), periodontite e até a perda dos dentes. Portanto evite a formação da placa bacteriana através de uma boa higiene bucal.

Na gravidez é muito importante a manutenção de dentes saudáveis e os cuidados são os mesmos de uma mulher não grávida:

a) Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia (após as refeições) para remover a placa bacteriana da superfície dos dentes;

b) Use fio dental diariamente. È importante a remoção da placa bacteriana que fica entre os dentes e sob a gengiva, onde a escova não alcança;

c) Evite consumir alimentos com muito açúcar e amido (doces e pães);

d) Não coma doces antes de dormir. A saliva não é ativada durante o sono e, portanto, o ataque ao esmalte dos dentes é muito maior neste período;

e) Para manter o hálito puro, escove também a língua, pois as bactérias ficam alojadas nela;

f) Visite o dentista regularmente e peça uma limpeza dos dentes.

Você determinará os padrões e hábitos que o seu bebê terá no futuro. O desenvolvimento do paladar de seu bebê está diretamente ligado a sua dieta, portanto se você tiver um consumo exagerado de açúcar, estará despertando o gosto por alimentos açucarados no futuro bebê. O açúcar natural dos alimentos já é suficiente para a sua saúde e o desenvolvimento do bebê.

Para garantir uma boa estrutura dental ao futuro bebê, você deve fazer um controle de sua dieta consumindo alimentos ricos em minerais, fibras e proteínas tais como: carnes, ovos, verduras, frutas, leite e derivados. Além disso, é recomendável ingerir alimentos com cálcio e fósforo durante a fase de formação do bebê e é importante consumir alimentos rígidos (como as frutas), evitando-se alimentos açucarados. É importante ter horários fixos para alimentação, evitando alimentar entre as refeições.

Os dentes de leite começam a se formar a partir da 6º semana de gestação e os dentes permanentes, a partir do 5º mês de vida intra-uterina. As carências nutricionais, infecções e uso de certos medicamentos podem acarretar problemas no desenvolvimento normal dos dentes que estão no período de formação.

===============================================================

IMPORTANTE



gestante: os cuidados começam ainda na barriga

 


Dr. Marco Tulio Pettinato Pereira é Cirurgião-dentista com especialização em Saúde de Família (UCAM), Saúde Pública (UNAERP) e Saúde Coletiva (SL Mandic).

e-mail: marcotuliopettinatopereira@yahoo.com

Publicado no Portal da Família em 23/06/2009

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade