logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
André Gonçalves Fernandes
Coluna "Lanterna na Proa"

O HOMEM ATUAL - II

André Gonçalves Fernandes

O problema do humanismo reside em termos inexatos, certamente porque a noção de humanismo guarda algum grau de afinidade com a corrente naturalística do Renascimento, enquanto, por outro lado, a noção de cristianismo – para muitos – ainda estaria influenciada pelas lembranças do jansenismo ou do puritanismo.

A arena de discussão não tem, num canto, o humanismo e, no outro, o cristianismo. Digladiam-se duas concepções de humanismo: uma, de natureza antropocêntrica, fruto do espírito do Renascimento e que teve em Montaigne o divisor de águas (quando perdeu suas raízes cristãs e tornou-se um áspero compêndio de laicismo moral) e outra de natureza teocêntrica, na linha de Tomás de Aquino.

Neste âmbito, as pessoas de João Paulo II e de Bento XVI são fundamentais no processo de reflexão acerca desse estado das coisas (Fé e razão, Memória e identidade, A fé em crise, O sal da terra, A esperança que salva), mesmo para além do campo estritamente católico. Reputados como conservadores, essas duas personalidades indicam as dificuldades dos dogmas contemporâneos.

O relativismo sem discernimento e a serviço do desejo, sem qualquer compromisso com a superação da ignorância, sem negar a importância de valores sociais, como a tolerância pela diferença, mas desde que implique na aceitação a priori de tudo. O hedonismo desenfreado que torna o outro mero instrumento da satisfação de nossos apetites sensíveis. O consumismo que mina toda esperança do porvir, já que importa apenas a preocupação desmedida pelo conforto material aqui e agora.

A existência humana é uma ópera dramática, e um dos modos de ver a justificação desse drama é exatamente perceber a validade atual de conceitos como o pecado, uma debilidade estrutural definida por um homem que enxerga apenas a si mesmo e que o torna hermético a qualquer reação que enfrente sua dinâmica repetitiva de amor próprio absoluto (Santo Agostinho).

Boa parte da produção intelectual feita à luz do humanismo antropocêntrico, que, por si só, deveria ser uma marcha do homem buscando sua superação, são construções a serviço dessa dinâmica: infelicidade é a conseqüência desta marcha para a insensatez, pois tem a capacidade de provocar a exclusão de Deus no mundo.

Assim, em que patamar a preguiça intelectual pode produzir aumento da exclusão de Deus? O pensamento, em si, não é um mal, mas se o homem exclui Deus de sua dinâmica essencial, necessariamente dialoga com o nada – o niilismo melancólico na melhor linha de Sartre.

A ameaça é que o intelecto humano tem a liberdade de destruir a si mesmo, no limite das coisas. Da mesma maneira que uma geração pode evitar a existência da geração seguinte, se todos resolverem entrar para um convento ou evitarem artificialmente a concepção, uma corrente de pensamento pode, de certo modo, impedir que se pense no futuro, ensinando às gerações vindouras que o pensamento humano carece de qualquer valor.

Tome-se, por exemplo, a questão sobre a suposta dualidade entre razão e fé. A razão é, em si, uma questão de fé. É um ato de fé afirmar que os nossos pensamentos têm qualquer relação com a realidade. Uma pessoa um pouco cética questionará: ”Por que alguma coisa está certa, seja uma singela observação ou uma simples dedução? Por que uma boa lógica não é tão quimérica como a má lógica, se ambas não passam de modestos movimentos de um impulso nervoso que percorrem as sinapses dos neurônios?” O novo cético professará: “Eu tenho o direito de pensar para mim.” E o cético completo, em tom professoral, dirá: “Eu não tenho o direito de pensar para mim. Aliás, não tenho direito absolutamente algum de pensar.”

Mas por que o homem contemporâneo persegue fórmulas de felicidade com tanta tenacidade? Porque um dos modos de experiência do pecado é a percepção final de que seu objeto supremo de amor, o eu, é efêmero, pois não tem suficiência ontológica. A aflição interior é o corolário da poeira que invade seus olhos e sua boca, produzida por ele mesmo, em seu movimento de buscar a si mesmo todo o tempo.

 Questões como essas povoam os intelectos dos doutos há milênios. Contudo, para se pensar nelas com algum grau de utilidade, é necessário quebrar o feitiço provocado pelo canto da sereia do humanismo antropocêntrico, segundo o qual todo o patrimônio intelectual da humanidade começou a ser produzido a partir da Revolução Francesa.

Na verdade, a partir deste histórico e importante evento, surgiu a fase madura do livre pensamento, cujo declínio se deu no século XX, quando começaram a proliferar filosofias com um toque de mania suicida e que levaram ao desmoronamento final do livre pensamento, pois, não tendo mais perguntas a fazer, começou a interrogar a si mesmo. O livre pensamento esgotou sua própria liberdade e se cansou do próprio sucesso.

Já não há mais nenhuma pergunta a ser feita. Procuramos perguntas nos lugares mais ermos ou nos cumes mais inacessíveis ao intelecto humano. Descobrimos todas as perguntas possíveis e já é tempo de as deixarmos de lado para procurarmos as verdadeiras respostas pelas quais anseia nosso intelecto, humano e, ao mesmo tempo, teocêntrico.

homem digitalizado

Ver outros artigos da coluna


ANDRE GONÇALVES FERNANDES, Post-Ph.D. Juiz de Direito e Professor-Pesquisador. Graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). Mestre, Doutor e Pós-Doutorando em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. Juiz de direito, titular de entrância final em matéria cível e familiar, com ingresso na carreira aos 23 anos de idade. Pesquisador do grupo PAIDEIA-UNICAMP (linha: ética, política e educação). Professor-coordenador de metodologia jurídica do CEU Escola de Direito. Coordenador Acadêmico do Instituto de Formação e Educação (IFE). Juiz instrutor/formador da Escola Paulista da Magistratura (EPM). Colunista do Correio Popular de Campinas. Consultor da Comissão Especial de Ensino Jurídico da OAB. Coordenador Estadual (São Paulo - Interior) da Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS). Membro do Comitê Científico do CCFT Working Group, da União dos Juristas Católicos de São Paulo (UJUCASP), da Comissão de Bioética da Arquidiocese de Campinas e da Academia Iberoamericana de Derecho de la Familia y de las Personas. Detentor de prêmios em concursos de monografias jurídicas e de crônicas literárias. Conferencista e autor de livros publicados no Brasil e no Exterior e de artigos científicos em revistas especializadas. Membro Honorário da Academia de Letras da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Titular da cadeira nº30 da Academia Campinense de Letras.

E-mail: agfernandes@tjsp.jus.br

Publicado no Portal da Família em 23/10/2008

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade