logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Sua amiga, a Fortaleza

Sheila Morataya-Fleishman

A energia de sua juventude te ajudará a se tornar uma mulher forte, capaz de enfrentar e superar os obstáculos que a vida apresenta.

A virtude da fortaleza para uma jovem como você, que começa a caminhar de uma forma mais independente pela vida, é extremamente necessária para se transformar em uma mulher forte e com personalidade autêntica, sem máscaras.

O que é a fortaleza?

A fortaleza, de acordo com David Isaacs, é “a grande virtude: a virtude dos apaixonados, dos que têm convicção e daqueles que, por um verdadeiro ideal, são capazes de enfrentar os maiores riscos”.

É esta maravilhosa amiga da personalidade que dá força nas situações de dificuldade e concede constância e perseverança na busca suprema do bem. Sua amiga fortaleza é a que te ajuda a resistir às tentações (ficar tempo demasiado na cama, deixar o quarto desarrumado, não cumprir as obrigações escolares, ignorar as tarefas domésticas), e a abandonar sua própria comodidade. 

Além disso, ela auxilia a superar os obstáculos em sua vida moral. Trata-se, amiga, de ir se exercitando dia-a-dia para aprender a ser você mesma em meio às pressões e expectativas dos outros - especialmente as dos jovens de sua idade - que não te conduzem à felicidade para a qual você foi criada. Defenda a todo custo sua virgindade. Você é capaz de não aderir à moda do “umbigo descoberto”. Tenha cuidado e guarde a visão de tudo que possa te levar a ter desejos impuros.

Quando se aprende a ser forte durante a juventude, os obstáculos que surgirão no seu caminho serão vencidos com muito mais serenidade e maturidade.

Quem é a jovem forte?

É você! Sim, a jovem forte tem a capacidade de escolher e construir uma relação ou projeto de vida. Quando esse não existe, você não leva a vida, mas se deixa levar, se deixa manipular. A fortaleza te dará a valentia para se fazer os seguintes questionamentos: quais são minhas qualidades? Quais são os valores que desejo viver? O que me motiva a fazer isto?

Então, a fortaleza será base para você fazer uma lista das qualidades que você possui,  e para você desenvolve-los de modo harmonioso com sua personalidade. Por exemplo:

- Gosto de ser ordenada;
- Sou solícita e ajudo os outros;
- Tenho talento para praticar tênis;
- Gosto de cozinhar;
- Desfruto das leituras;
- Sou bem-humorada.

Quais são os valores que quero viver?

Se você decidiu que a virtude da fortaleza é um alicerce de sua personalidade, então ela se converte em um valor para você. São valores que te sustentam e que  te levam a “resistir” contra tudo o que vem de fora, sobretudo nas coisas pequenas:

- Sorrir mesmo que você não esteja de bom humor;
- Vencer-se para não discutir com seus pais ou irmãos;
- Não dar chance ao desânimo, que é o caminho para o fundo do poço, e que te faz ficar fechada em seu próprio mundo;  
- Comer moderadamente, porém desfrutando daquilo que come;
- Não se influenciar demasiadamente pela moda.

O que me motiva a fazer isto?

A melhor motivação é que queira ser uma boa filha de Deus e buscar que a motivação para dar o melhor de si seja precisamente o Seu amor. Se Deus é o motor de sua vida, então, amiga, você será uma mulher forte, que honra sua palavra e seus ideais.

Olhe tudo o que você faz!

Com a fortaleza você conseguirá levantar todos os dias muito cedo, estipular uma hora fixa para estudar, voltar a pôr as coisas que usou em seus devidos lugares e fazer exercícios para manter seu corpo saudável. Com a fortaleza, também poderá proteger sua virgindade, dizer não ao álcool e cigarro, ser uma amiga sincera que não fala pelas costas dos outros e, sobretudo, poderá trilhar um caminho que conduz ao bem.

Com a fortaleza em mente, a vontade nos braços e com a ajuda da graça, você vencerá todos os obstáculos; e experimentará a conseqüência tão maravilhosa que provém do fato de você lutar com prudência, paciência e perseverança, enquanto você se torna mais mulher a cada dia: a alegria!

jovem garota

 

Veja mais em nossa seção de Virtudes Humanas

Fonte: http://www.encuentra.com

Tradução: Lucas Fernandez

 

Publicado no Portal da Família em 06/08/2008

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade