logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Eduardo Gama

Coluna "Poemas e Canções"

Oração não atendida? Graças a Deus!

Eduardo Gama

“Às vezes, agradeço a Deus pelas orações não atendidas”, diz uma canção do cantor country norte-americano Garth Brooks. Resolvi falar sobre essa letra porque muitas vezes nos esquecemos de agradecer a Deus pelo que Ele não fez. Já vi faixas na rua agradecendo a este ou àquele santo por ter atendido a um pedido. Mas nunca vi alguma que trouxesse a frase: “Agradeço a Santo Expedito por não ter atendido àquele pedido maluco”.

Talvez o leitor esteja pensando que o maluco sou eu. Mas vejamos pelos olhos da experiência. Todos nós, em algum momento da vida, desejamos calorosamente algo, pedimos a Deus e... nada: aquele sonho não se realizou. “Fracasso” é a primeira sensação e, a seguir, a “brilhante idéia” de que Deus nos abandonou, que não se importa conosco, que tem coisas mais importantes para fazer. Ou damos de ombro pensando que, de agora em diante, o melhor é nos virarmos sozinhos mesmo.

Há algum tempo, conversava com um evangélico sobre a providência de Deus. Disse-me ele, que tinha uma filha com câncer, que Deus a curaria, pois “Ele tinha poder”. Embora a pessoa não tenha me escutado muito, disse que Deus é todo-poderoso não porque cumpre as nossas vontades, mas porque conhece o nosso íntimo, sabe o que é melhor para nós. Pede apenas fé, confiança, dando-nos provas diárias de amor e cuidado. Basta ter os olhos abertos para perceber. Infelizmente a filha daquele senhor morreu um mês depois da nossa conversa.

Infelizmente para ele, para a família – tinha três filhas moças -, mas para ela talvez tenha sido o melhor. Alias, talvez tenha sido melhor para todos, embora seja difícil até para mim, que nada tenho a ver com a história, compreender como isso acontecerá.

Mas eles, certamente, daqui a alguns anos poderão, se não se revoltarem contra Deus, cantar em uníssono com a canção: “Agradeço ao bom Deus/ pelas bênçãos em minha vida/ Algumas das maiores dádivas de Deus são orações não atendidas”.



 

Ver outros artigos da coluna

 


Eduardo Gama, professor de redação e literatura em Jundiaí e Campinas. Mestres em Literatura pela USP, tradutor, jornalista e publicitário. É autor do livro de poemas "Sonata para verso e voz" e editor dos sites www.doutrinacatolica.com.br e www.revisaoetraducao.com.br

e-mail: redator@portaldafamilia.org

Publicado no Portal da Família em 23/08/2006

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade