logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Floriano Serra

Coluna "Em Família"

A Idade de Ouro

André Pessoa

Vivem os pais deitados em berços esplêndidos. Mas não eternamente como canta o Hino Nacional. A sabedoria do processo de maternidade / paternidade é incontestável. Nove meses para conhecer o rebento, dois anos balbuciando palavras, seis anos para desenvolver raciocínio lógico. Deus nos proporcionou tempo de sobra para nos acostumarmos à idéia de sermos pais, e para nos prepararmos adequadamente para esta tarefa.

A pessoa está em contínuo aprendizado. Nos primeiros anos de vida, as crianças estão se desenvolvendo principalmente nas esferas biológica e afetiva, e se tornam especialistas nestas duas áreas. Por isto aprendem muito cedo como conseguir de seus pais o que querem.

A esfera noológica começa a se desenvolver na idade da razão, mas fica oculta por muitos anos. Quando se manifesta, a pessoa se percebe distinta das demais, descobre que dentro de si leva um tesouro. Noológico... é um termo que os estudiosos utilizam para evitar a palavra "alma". Mas o que é o ser humano senão corpo (biológico e afetivo) e alma?

Quando a pessoa descobre a sua alma, entra em crise... a tão falada (e explorada) crise da adolescência... quando as crianças ficam impossíveis... e os pais também!! Mas isto acontece somente por volta dos doze anos!! O que fizeram os pais até este período? Dormiram em berços esplêndidos?

A criança até os doze anos de idade é tão receptiva ao que os pais falam, que é conhecida como a idade de ouro. É claro que não significa que as crianças ouvem seus pais, e lhes são ordenadamente obedientes e verazes. Significa, isto sim, que as crianças aceitam a autoridade paterna incontestavelmente, e que se deixam livremente amoldar às suas mãos, quando estas são carinhosas, firmes e bem intencionadas.

A idade de ouro é o período em que os pais têm a oportunidade de desenvolver em seus filhos as virtudes básicas que irão alicerçar toda a gama de virtudes que compreende o ser humano de valor. Eis que no parágrafo anterior há referência às três primeiras virtudes que temos que ensinar aos nossos filhos até seis anos... a ordem, a obediência e a verdade. Dos seis aos doze anos há outras a serem desenvolvidas... como a fortaleza, por exemplo. E dos doze anos em diante, com o evento da descoberta de si mesmo, outras tantas virtudes que a sua estrutura já então permite, como, por exemplo, a amizade. E dos dezesseis em diante outras mais...

Será que os pais calculam a responsabilidade que têm em suas mãos? Ou deixam que a criança amadureça como uma fruta esquecida no jardim? O que fazem os pais? Não há dúvida alguma que adestram bem seus filhos... nos esportes, nas línguas, culturalmente, academicamente... Mas e o caráter... educam o caráter?

O que fazem os pais na idade de ouro, senão se orgulharem de si próprios! Seus filhos não dão trabalho!! ...e direcionam as próprias energias para outros assuntos pseudo-prioritários. Sentem-se os donos da cocada preta, pois seus filhos são ótimos!!! Não resta a menor dúvida de que o são, mas não por mérito exclusivo dos pais, e sim porque se encontram na idade de ouro... que está sendo desperdiçada... em berços esplêndidos.

O que fazem os pais depois da idade de ouro, se não se perguntarem... " onde eu podia ter sido melhor?? O que posso fazer agora para melhorar?? Não nascemos com ciência infusa. O nosso bom senso às vezes perde o rumo, e só percebemos quando chegamos ao porto errado. Um profissional que não estuda é uma lástima... e a mesma medida se aplica aos pais auto-suficientes.

Leiamos!!! Estudemos!!! Instruamo-nos!!! ... para melhor exercemos o papel que nos foi confiado, para sermos melhores pais do que somos, para tirarmos oportunamente maior proveito dos recursos que temos em nossas mãos para bem educarmos nossos filhos.


 

Ver outros artigos da coluna



André Pessoa é pai de seis filhos, Mestrado em Orientação Familiar por Navarra, ministra cursos e palestras de Educação de Filhos desde 1995; Graduado pelo IME (Engenharia), Pós-Graduado pela PUC (Administração), FGV (Contabilidade Gerencial), ISE (Programa de Treinamento de Executivos) e Navarra (Orientação Familiar); Consultor da Accenture.
e-mail: andre.v.pessoa@gmail.com

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade