logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

O Uso da Ópera como Recurso Humanístico: Provocando Reflexões no Estudante de Medicina

Pablo González Blasco, Ana Claudia Gonçalves, Cristina B. Formiga, Fernanda B. Formiga


Descrição do trabalho apresentado no Congresso da ABEM 2002. SOBRAMFA- Sociedade Brasileira de Medicina de Família, USP, Unifesp, Santa Casa, Unisa (Projeto Inter-institucional). São Paulo.

Objetivos

Avaliar as perspectivas educacionais que oferece a Ópera, na formação humanística do estudante de medicina.

Material e Métodos

Projeto realizado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família (SOBRAMFA), em caráter extra–curricular, com 30 estudantes de 4 faculdades de medicina do Estado de São Paulo, ao longo de três anos consistindo na assistência conjunta de 10 óperas, precedidas de uma breve explicação do argumento e das passagens mais destacadas de cada uma, e seguidas de uma discussão entre os alunos, com a presença do professor como observador participante. Nenhum dos alunos tinha assistido ópera anteriormente.

Resultados

Apesar de ser a ópera uma manifestação artística pouco inserida na cultura brasileira, os estudantes mostraram grande empatia com o projeto. A explicação inicial, ajuda na preparação da assistência ao espectáculo assim como o fato de assistirem em conjunto, conseguindo-se um clima peculiar.

As personagens da ópera lhes aparecem como temperamentos puros, estando perfeitamente desenhadas as paixões, virtudes e defeitos. A força dramática é atribuida ao modo de interpretar –em cena e cantando- uma situação que absorve por completo. O argumento passa a um segundo lugar no universo do aluno, para se centrarem na interpretação.

Facilitada pela discussão posterior, promove-se a reflexão entre os alunos, e persiste posteriormente, pedindo novos desdobramentos.

Conclusões

A ópera provoca uma reflexão peculiar nos alunos, que promove a construção de atitudes como pessoas, e o enriquecimento de valores, por atingir diretamente o domínio afetivo do aluno, sintonizando com o seu universo emocional.




Fonte: Sociedade Brasileira de Medicina de Família (SOBRAMFA)

Link para o site da Sobramfa

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade