logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Mais resultados promissores na pesquisa com células-tronco adultas


O debate continua sobre a pesquisa com células-tronco embrionárias, tanto ao nível europeu como francês, onde a discussão sobre o projeto de lei de bioética se realizará em fevereiro diante do Senado.

Como nos recorda Jacques Testart, "parece que não levam em consideração que a possibilidade de pesquisas sobre embriões humanos, aberta desde 1990 na Grã-Bretanha, não nos conduziu a nenhum resultado interessante" (Le Monde, 26 de janeiro de 2004).

Em compensação, os progressos médicos realizados com células-tronco adultas continuaram a aparecer em 2003, como mostram as publicações científicas. O jornal americano Washington Times publicado em 30 de dezembro de 2003 cita numerosos exemplos:

- Cinco pacientes com mal de Parkinson se beneficiaram de uma terapia celular com células-tronco adultas. Um ano após início do tratamento, haviam melhorado em 61% a capacidade de realizar suas atividades diárias (Nature Medicine, maio de 2003).

- Foram tratados 250 pacientes diabéticos com células de pâncreas de doadores falecidos e se conseguiu estabilizar a porcentagem de insulina em 80% deles.

- As células-tronco adultas também cumpriram suas promessas de tratamento de enfermidades cardíacas. Quatorze pacientes mostraram melhora significativa no funcionamento do coração durante vários meses depois de injetarem suas próprias células-tronco extraídas de sua médula óssea.

"Os resultados são muito animadores", anunciou o Dr. James T. Willerson, chefe de cardiologia do Texas Heart Institute e que dirigiu o estudo, "há uma melhora significativa do fluxo de sangue nas partes do coração onde as células-tronco adultas foram implantadas". As células-tronco de medula óssea serviram para curar três pacientes que sofriam de feridas crônicas na pele (Archive of Dermatology, abril de 2003).

No campo da oftalmologia, cientistas de Toronto (Canadá) usaram células de um olho danificado, com o objetivo de produzir células novas e reimplantá-las nos olhos do paciente (Canada's Edmonton Journal, 30 de novembro de 2003).

"Penso que a ciência vai continuar mostrando êxitos nos tratamentos realizados com células-tronco adultas, enquanto não temos visto nenhum resultado comprovado com células-tronco embrionárias, e francamente, apenas resultados negativos com a clonagem de animais", informa David Prentice, da Universidade do Estado de Indiana.

Na França, uma nova via terapêutica para a insuficiência crônica cardíaca foi aberta pelo transplante de células-tronco adultas. Ela permite transplantar para o coração de pacientes vítimas de infarte, suas próprias células musculares previamente postas em cultivo. Este estudo faz referência aos êxitos obtidos na França pelo Pr. P. Menasché, cirurgião cardíaco do Hospital Georges Pompidou.

Fonte: www.genethique.org

 

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade