logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Coluna "A prosa heróica de cada dia"

Somos todos vencedores?

Sueli Caramello Uliano



A piada é recorrente, parece ter um fundo de verdade, e há quem considere que o heróico espermatozóide que chegou foi de alguma forma responsável pela morte dos outros cerca de três milhões que ficaram para trás.

Puro machismo! Eu não sou o espermatozóide que chegou. Não houvesse óvulo maduro à espera e o herói não chegaria a lugar algum. Não sou, portanto, o espermatozóide e nem tampouco o óvulo. Eu sou o encontro dos dois.

Há aí um grande mistério. Quantos óvulos amadurecem e se perdem na solidão, inúteis e incapazes por si sós de catalizar uma nova vida! E assim também os milhões de células masculinas, virilmente afoitas, fenecem sem promover uma fecundação. São células reprodutivas que morrem, apenas, sem conquistar a individualidade, sem se tornarem pessoas. Quando, no entanto, coincide de encontrarem-se essas forças vitais, inicia-se um processo de vida, origina-se um único e irrepetível ser humano, até que a morte interrompa a sua existência. Negar que a vida começa nesse encontro equivale a ter de apontar: onde ela começa se não é aí? Embrião não é vida? Feto é que é? Só o bebê nascido porque tem vida independente do ventre materno? Mas se dependemos da mãe por tantos anos depois de nascidos... Há também quem defenda, a propósito da dita clonagem terapêutica, que "aquilo" é material genético disponível e que só é vida quando devidamente implantado num útero. Quer dizer que alguns de nós começamos a vida na fecundação e outros lá pela trigésima segunda célula... ? Criminosa manipulação eugênica.

O fato é que estamos aqui, crescidinhos, totalmente esquecidos de que fomos um dia um nascituro, que como disse meu amigo Marcelo o nome é bastante feio e parece doença. Mas fomos, sim, e estávamos à mercê dos crescidinhos da época. Fomos uma criança por nascer, uma criança simplesmente concebida e indefesa. E nascemos.

Somos portanto, nesse sentido sim, vencedores!

Passamos por todas as fases do processo de gestação e nascemos para a luz, chorando pela vida. Uns mais inteligentes, outros menos, baixos, altos, gordos, magros, cada um com seus sonhos, com suas lutas, em lares pobres, ricos, acompanhados por pais amorosos ou desinteressados. Não sabemos quando será o fim, mas com certeza sabemos quando foi o início... E não abriríamos mão desta chance, por mais que os nossos pais estivessem convencidos de que éramos indesejados.

Está muito fácil acabar com uma vida não-nascida, expulsar um nascituro antes mesmo de que haja sintomas de sua existência. E quanto mais rapidinho melhor, através de pílulas que processam curetagens químicas ou dispositivos intra-uterinos que não permitem a nidação. Ou seja, depois de tanta luta do espermatozóide para chegar ao óvulo amadurecido que o aguarda, o novo ser por eles constituído não consegue "fazer o seu ninho". Morre e é eliminado de modo praticamente invisível, disfarçado de menstruação. Menos conseqüências para a mãe, na suposição de que quando os olhos não vêem o coração não sente. O problema é que o coração sempre desconfia... E o coração acusa mais do que todas as leis externas; não há terapia que o faça calar.

O fato é que está muito difícil nascer. A vida perde-se nos ralos da inconseqüência de quem quer o sexo apenas para regalar-se. E o troféu de vencedor, rigorosamente, deveria ser dado pelo filho aos pais que souberam respeitá-lo e recebê-lo, apesar da violência e crueza com que se trata a vida não nascida nos dias de hoje.


Sueli Caramello Uliano - 17/03/04


Sueli Caramello Uliano , mãe de familia, pedagoga, Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo, Presidente do Conselho da ONG Família Viva, Colunista do Portal da Família e consultora para assuntos de adolescência e educação.

É autora do livro Por um Novo Feminismo pela QUADRANTE, Sociedade de Publicações Culturais.

e-mail: scaramellu@terra.com.br

 

 


 

Ver outros artigos da coluna

 

Página comemorativa do Dia do Nascituro

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade