logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

O TEMPO LIVRE DOS FILHOS
UM TEMPO PARA A TELEVISÃO...

Instituto de Desenvolvimento da Educação

Hoje em dia a presença da TV no interior das nossas casas é constante. Ela penetra na intimidade da vida de cada um – informando, distraindo ou prestando serviços. Ela se torna valiosa quando traz novidades na vida cultural, artística, acontecimentos mundiais, fenômenos atmosféricos, descobertas científicas, etc.

Hoje em dia temos a possibilidade de conhecer a programação básica das emissoras de TV. Portanto, é direito e dever dos pais conhecer essa programação e selecioná-la com os filhos e para eles, porque é importante que a família como um todo saiba o que existe e as crianças aprendam com os pais a ter critérios ensinados e exercidos em casa, sobre aquilo a que se deve ou não assistir nos programas de televisão, e por quê. Isso se torna uma ótima oportunidade de educar para o senso crítico assistindo juntos a novelas (se for inevitável) e filmes, aproveitando os intervalos para perguntar, por exemplo “Quais os valores desses personagens ? Honestidade, caráter ? Quais os contra-valores ?”.

E, sem descuidar a ocasião transmitir-lhe ensinamentos como: “as cenas que vemos nas novelas muitas vezes estão em contradição com os valores que procuramos viver aqui em casa, por esta e aquela razão”... Vamos assim formando critérios nos filhos que saberão ver, julgar sem paixão e agir conseqüentemente.

Assim, uma boa dica para a família é que a programação assistida por todos em casa deva ser comentada, avaliada, discutida, aprendida: sim, não, por quê. Isto é educar !

Todos desejamos qualidade – e qualidade “total” – em nossas vidas. Por esta razão, devemos arregaçar as mangas, procurar agir para que nossos filhos se conscientizem do melhor uso da televisão.

anterior

Como aumentar nosso tempo livre ?
Um tempo para os filhos...
Um tempo para jogar...
Um tempo para a televisão...
Um tempo para o cinema...
Um tempo para ler...
Um tempo para gastar...
Um tempo para os amigos...
Um tempo para criar...
Um tempo para rezar...

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade