logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Ines Rodrigues

Viagens saborosas

Brasileiros e americanos são iguaizinhos numa coisa: a maioria acha a Europa um tiquinho de nada

Inês Rodrigues
ines_rodrigues@hotmail.com


Brasileiros e americanos são iguaizinhos numa coisa: a maioria acha a Europa um tiquinho de nada, tão pequenininha, tudo é tão perto! A gente pega um vôo nessas companhias aéreas budget, paga o equivalente a uns 50 reais e está em Madrid para o fim de semana. Assim, num estalar de dedos. Duas horas e meia de vôo. Isso é nada para nós, vindos desses países de dimensões assustadoras. Claro, para os europeus tudo é longe. Uma viagem transatlântica é, para alguns, uma aventura a ser estudada com anos de antecedência.

Pois é, quando a gente está no país - ou melhor, no continente dos outros - acaba aproveitando mais as vantagens do que os próprios nativos. Não por esnobismo, mas por curiosidade mesmo. E pela providência de ter amigos fiéis em diversos lugares, prontos a nos hospedar e guiar.

Depois de algumas andanças, acabei por associar alguns desses bons amigos com alguma comida peculiar, algum momento gastronômico que dividimos. E comida não é sempre um bom pretexto para colocar amigos numa mesma mesa? Bem, talvez na Inglaterra ou na Irlanda o melhor pretexto é o bar, mas aí já começa uma outra história.

Paris, por exemplo, sempre vem associada ao Plínio e à Jeanne. Ele, brasileiríssimo, já rodou meio mundo, cozinhando, escrevendo, aprendendo. Apaixonou-se por Paris, mas não pela comida francesa. Sempre que vamos à sua casa não se come em restaurante. E nem é preciso: além de ser fanático por supermercados, Plínio é um pizzaiolo de mão cheia. Faz pizzas em casa como ninguém. E, modesto, diz que aprendeu a receita da massa numa latinha de pó Royal…

Já a Jeanne é a rainha dos queijos. Francesa da cabeça aos pés, ela preza as riquezas da terra e escolhe vários tipos pessoalmente, lá no interior, onde tem uma casinha de campo. Bastou saber que tem visitas e Jeanne pega a auto-estrada rumo ao village: lá, ela conhece o homem que faz camembert em casa; o produtor do vinho; a melhor patisserie e assim por diante. Põe tudo no porta-malas e traz para as visitas. Depois do jantar, na hora de saborear os diversos tipos de queijo com baguette e vinho, ela ainda decora os pratos com folhas secas do jardim.

Catarina, na Suíça, apresentou-me ao nüsli num fim de semana de outubro. Isso mesmo, nüsli. Não, não é nada sofisticado, pelo contrário, não passa de uma imitação de agrião. Agrião de frio. São umas folhinhas miúdas e com um gosto que lembra o de amêndoas. Elas são um tanto gordurosas e - assim me explicou a amiga - são sempre as últimas a resistirem à neve. Portanto, depois que todas as verduras murcham e se queimam com o frio, o nüsli é o único encontrado no mercado. Para comê-lo, basta temperá-lo com azeite, sal e pimenta. É par perfeito para uma omelete.

Daniela, a italiana sem papas na língua, leva-me sempre ao mesmo restaurante, no alto de uma montanha de onde se vê quase toda a Umbria. E onde se come o bigoli, uma espécie de nhoque gigante com espinafre misturado à massa. É um antipasto delicioso. Depois, come-se massa ou carne grelhada. Mas nunca, nunca mesmo, peça cappuccino depois do jantar.

- «Isso é uma aberração», diz a Daniela. «Só turista mesmo!».

Depois da comida, contente-se, portanto, com um minúsculo café expresso.

A Grécia é a última etapa da viagem. Lá, Alexander nos carrega para um boteco no centro de Atenas. Lotado na tarde de sábado, mesas de madeira sem toalha, nos pratos sempre a mesma iguaria: segundo ele, o melhor suvlaki do país. E não há como negar. Até os menos carnívoros têm vontade de repetir mais uma porção dos nacos de carne de carneiro bem assada, temperada sem dó, acompanhada de verduras grelhadas e pão quentinho.

Hora de voltar para casa. Como sempre, ao final de cada festa, há aquele contentamento de barriga cheia e coração quente. E a promessa do regime na próxima semana.


Inês Rodrigues é jornalista e reside em Londres.

 

 


Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade