logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Avôs: um valor em alta

Por Carmen Quintanilla Barba

Há já algum tempo que algumas instituições e ONG’s tentam institucionalizar o dia 26 de Julho como o “Dia dos Avós”, convertendo esse dia no dia de agradecimento merecido, numa jornada em que reconhecemos publicamente o imenso trabalho do idoso e o seu papel dentro das nossas famílias, como cuidadores informais e incansáveis dos seus netos. Por este motivo, e para apoiar esta bonita iniciativa, escrevo esta carta, que reflete a grandeza de todos os avós que diariamente fazem de pais sem se deixar levar pelo desalento, entregando-se ao seu trabalho esperançadamente e sobretudo com muito, muito amor.

Ser avô hoje é um valor em alta. Para trás ficaram os avós carinhosos que se viam apenas quando os visitávamos às vezes. (…) Agora os avós se sujam de barro, empurram balanços sorrindo, esperam à porta dos colégios e das escolas, ouvem os sonhos das crianças e os gritos desesperados dos seus netos. E tudo isto só para verem os seu filhos felizes, assumindo que o repouso ainda está por chegar e que depois de tudo, a vida lhes reservava uma terceira atividade que o roteiro inicial não contemplava.

Benditos avós. A minha admiração por eles não tem limites. No momento das suas vidas em que as obrigações laborais deram lugar ao ócio, e em que a responsabilidade de educar os seus filhos está por fim completa, recebem de braços abertos, apesar do cansaço que a idade por si já dá e que só vamos saber quando lá chegarmos, a difícil tarefa de cuidar dos netos, dando contas aos seus filhos. Há quem ache que os avós não educam, deseducam, mas estão enganados. (…) Quantos pais não terão ficado de boca aberta ao ver que os seus filhos obedeciam mais às palavras carinhosas e manhosas de um avô do que a disciplina férrea.

Por tudo isto e muito mais, obrigado Avós, que apesar de todas as dores, enfrentam cada manhã com alegria e dedicação imaculada ao cuidado, educação, brincadeiras e jogos de nossos incansáveis pequenos, dando-lhes pacientemente o tempo que a outros nos falta.


Fonte: LineaSocial.com

Publicado no Portal da Família em 04/07/2013

avô e neta

Publicidade

   
 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade