logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Aquecimento global: uma previsão de 1955

Este texto é um excerto da revista “Time”, publicado em Seleções do Reader’s Digest, de Fevereiro de 1955 sobre o aquecimento global.

O Dr. Svend Frederiksen (1906-1967) foi um esquimologista e pesquisador polar que gostava de se descrever como um dos dois únicos esquimologistas praticantes do mundo. Era estudioso da cultura dos inuítes (também chamados de inuit), membros da nação indígena esquimó que habitam as regiões árticas do Canadá, do Alasca e da Groenlândia.

Vejam o que ele disse na década de 1950:

Na opinião do Dr. Svend Frederiksen, um groenlandês do Instituto Ártico de Washington, é mais do que tempo de o mundo tomar conhecimento das suas alterações climáticas. Durante 50 anos ou mais, diz o Dr. Frederiksen, o clima no Ártico tem esquentado, tornando a agricultura possível onde ela não era praticada nos tempos modernos.

No sul da Groenlândia estão criando gado e carneiros como faziam os colonos vikings há mil anos – antes de sua colônia ser destruída, provavelmente pelo frio cada vez mais forte. Pode-se cultivar aveia na Islândia perto de Fort George, na Baía James. A linha das florestas está se deslocando cada vez mais para o Norte, através da tundra canadense.

Os mares árticos estão também esquentando. Os esquimós da Groenlândia tiveram de abandonar a caça da foca; as focas se mudaram mais para o norte. Em compensação os esquimós estão pescando bacalhau, que veio do Sul.

O Dr. Frederiksen acredita que o calor e o frio do Ártico vêm em ciclos de cerca de 1.800 anos. Antes do último auge de frio, do qual o Ártico está acabando de sair, a Groenlândia (seu nome vem de green land – terra verde) tinha vegetação, e o mar entre a Groenlândia e a Islândia era suficientemente livre de gelo para permitir que os pequenos barcos dos vikings os sulcassem sem perigo.

O Dr. Frederiksen prediz que essa situação se repetirá; eu grandes áreas da Sibéria, Canadá e Alasca, hoje quase inabitáveis, serão abertas à agricultura. A população se deslocará para o norte, e o equilíbrio universal de forças poderá ser afetado. Outro efeito será recebido com menos agrado: à proporção que o frio recuar, a parte sul dos Estados Unidos se tornará mais quente e mais seca.

A mudança do clima é lenta e pouco ostensiva, mas o Dr. Frederiksen acha que já está bem na hora de os governos fazerem planos para o futuro mais quente. A modificação afetará a economia de vários países, a saúde dos respectivos povos e a política mundial. “Já estamos”, diz ele, “em pleno período de aquecimento.”

 

Em tempo: Este texto é um excerto da revista “Time”, publicado em Seleções do Reader’s Digest, de Fevereiro de 1955.

Após as previsões do Dr. Frederiksen, ocorreu um período de resfriamento no mundo que parece está terminando.

Links de referência:

The Svend Frederiksen Collection: Manuscripts and notes from interviews with Inuit conducted during travels in the Arctic left by eskimologist and polar researcher Svend Frederiksen (1906-1967).
https://www.groenlandica.gl/en/web/arena/specialsamlingerne

Revista Time
http://content.time.com/time/magazine/article/0,9171,889997,00.html

Esse artigo foi publicado no Portal da Família em 2007, e resolvemos republicá-lo por causa da importância do tema.

Mapa Groelandia

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 12/02/2017

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade