logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

A Internet e a escolarização das crianças

Antigamente, quando era preciso fazer um projeto para a escola, alunos eram incentivados a pesquisar os mais diversos temas em enciclopédias, dicionários, livros e até revistas. Inclusive, era comum assinar uma coleção de revistas informativas com conteúdo relevante ao ensino fundamental, com o incentivo de brindes e prêmios por cada edição colecionada. Se a criança não tivesse acesso a esses recursos em casa, era ensinada a buscá-los na biblioteca da escola ou da comunidade.

A informação era coletada e reproduzida por cópia a mão, criação de cartazes, desenhos e qualquer outra maneira que fosse considerada didática para o tema em questão. Uma coisa era certa: o grau de envolvimento do aluno com a informação era muito alto, requeria esforço físico e estimulava o aprendizado por meio da repetição e criação.

Hoje em dia, o cenário escolar já é bem diferente. Tornou-se comum o uso de tablets, smartphones, Smart TVs e Internet por crianças de todas as idades. Pais e professores ficam espantados com a facilidade que as crianças têm de entender e manusear dispositivos móveis que há tão pouco tempo eram completamente estrangeiros para os próprios adultos. A curva de aprendizagem das crianças com a tecnologia é menor – eles já crescem num ambiente onde ela é comum, intuitiva.

Tecnologia no aprendizado

O processo de escolarização das crianças tem sofrido as consequências do avanço da tecnologia. Em vez de enciclopédia, os alunos agora acessam o Wikipédia, Google, e sites específicos sobre os temas que precisam aprender. As tarefas de casa envolvem a Internet como um recurso a mais – se não o principal – de pesquisa e informação. Redações são redigidas no Word e apresentações são feitas em PowerPoint, e a essencialidade do papel e da caneta diminui a cada geração.

Algumas consequências de a tecnologia ser tão presente são negativas. Alunos são facilmente distraídos pelo celular em sala de aula, estão acostumados a fazer um número de coisas ao mesmo tempo, e buscam resultados imediatos para todos os desafios. Perdeu-se boa parte do contato que a criança tinha com a natureza, e os hábitos no tempo livre são cada vez mais ligados a games, Whatsapp, computador e TV.

Mas é essencial entender que a tecnologia pode ter um efeito extremamente positivo na escolarização das crianças. A educação, por causa da Internet, nunca esteve mais acessível do que está hoje. A Internet é a ferramenta principal do autodidata, e, de acordo com uma pesquisa realizada na Inglaterra, dois fatos interessantes foram descobertos: 90% das crianças utilizam a Internet para fazer lição de casa e crianças que têm acesso à Internet têm notas mais altas.

Internet acessível em casa

Ter Internet em casa pode parecer um luxo diante de tantas outras necessidades. Porém, os tempos estão mudando rapidamente e, cada vez mais, a próxima geração está sentindo a necessidade de saber utilizar as tecnologias mais avançadas. Felizmente, hoje em dia muitas empresas oferecem planos de Internet pensando nas famílias. A exemplo temos a NET, com pacotes de planos NET Virtua com várias opções de velocidade e que se adaptam de acordo com suas necessidades e a de sua casa.

A chave do sucesso ao expor as crianças à tecnologia está no equilíbrio. É importante entender a realidade do vício digital e restringir o acesso a um tempo limitado e para finalidades específicas. É importante inserir a tecnologia com consciência e cuidado. Afinal, por mais que a Internet seja um paraíso de informações, também contém muito conteúdo impróprio para jovens e crianças.

O que você acha do auxílio que a Internet fornece para a escolarização das crianças? Tem algo a acrescentar? Compartilhe com a gente nos comentários! Mais informações sobre o uso ideal da internet, consulte o NET Combo Multi.
crianças e internet

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 25/07/2015

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade